Juventude marca presença no 45º Concílio da Diocese Anglicana de Pelotas

Nos dias 28, 29 e 30 de abril de 2023, a Diocese Anglicana de Pelotas (DAP) realizou seu 45° Concílio, com o tema Servir, testemunhar e transformar. O concílio aconteceu no Centro de Convivência Instituto Reverendo Severo da Silva. Em paralelo ao Concílio, foi realizada uma reunião de planejamento da Juventude Diocesana.
Na oportunidade, a juventude organizou uma exposição, intitulada Revivendo a Juventude DAP, que contou com fotografias das juventudes passadas em encontros e em viagens, como os jovens que foram pra Escócia nos anos 90, tendo um diário de todos os momentos durante a viagem, descrito pela Loide Montezano.
As fotos foram penduradas em um varalzinho, e todas as pessoas que passavam por ali eram despertadas pelas recordações. Muitos voltaram naquele tempo, lembraram de quando eram jovens ou de seus filhos atuando na juventude. 
Além das fotos, também foram expostos Estandartes Cristãos dos anos 80. Um em específico chamou bastante atenção, intitulado Não adianta só dizer que Jesus é o Senhor. É preciso materializar o significado da Fé. Ele serviu de reflexão para muitos, pois é um debate que já vem de muitos anos e ainda nos permeia nos dias de hoje. 
Algo ficou bem claro durante a reunião de coordenação, junto ao nosso novo assessor, Felipe Perez: a juventude precisa cada vez mais fortalecer a sua identidade, ocupar lugares e ter poder de fala para, assim, caminhar com a comunidade na direção de uma Igreja justa e democrática, que escuta e acolhe a todos e todas. 

Posse da UMEAB Diocesana 

Durante o 45° Concílio da Diocese Anglicana de Pelotas, foi também realizada a posse da UMEAB (União das Mulheres Episcopais Anglicanas do Brasil) Diocesana. Os diferentes núcleos em atividade na Diocese têm contribuído de maneira extraordinária com a missão. 
As mulheres estão presentes nas juntas paroquiais, conselhos paroquiais, sodalício do altar, educação cristã, ação social, grupos de música, promoções, visitação. Em resumo, elas contribuem de maneira brilhante com seus dons para a expansão do Reino de Deus.
Na reunião conciliar, tomou posse a diretoria eleita para o triênio 2023-2026, que será presidida por Odete Kurz Carvalho – função que já ocupou outras vezes. Tem ao seu lado um grupo extraordinário de mulheres (foto), companheiras de diretoria, prontas para servir.

Encerramento

O encerramento do Concílio foi no domingo (30). Dia das eleições, onde todos os delegados fizeram seus votos. Após as eleições, foi realizada uma celebração de forte testemunho, onde todos se reuniram debaixo de uma figueira. O espaço foi ornamentado pela Juventude Diocesana, que agregou ao espaço seu memorial de fotos das juventudes antigas da DAP.
Ao meio dia foi servido churrasco, saladas e pratos quentes, com a organização da Catedral do Redentor, que esteve no comando da cozinha nesse 45º concílio.
“Temos a alegria de ser uma Igreja onde leigos têm forte participação, voz e vez. Uma Igreja democrática, em plena comunhão para um bem maior. Que o Senhor nos abençoe nos próximos trabalhos e realizações em nossa Diocese”, declarou a bispa Meriglei Simim.