Semana de Oração: faça o download de todos os materiais (subsídios)

Promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas, a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios. No hemisfério Norte, o período tradicional para a SOUC é de 18 a 25 de janeiro. No hemisfério Sul, as Igrejas geralmente celebram a Semana de Oração no período de Pentecostes, que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja. No Brasil, o CONIC lidera as iniciativas para a celebração da Semana.
O tema que inspira a SOUC em 2023 (“Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça”) foi escolhido e preparado por um grupo ecumênico dos Estados Unidos, a convite do Conselho de Igrejas de Minnesota. Minnesota caracteriza-se, historicamente, pela profunda disparidade racial. Entre as inúmeras violências racistas, destaca-se a ocorrida do dia 26 de dezembro de 1862, quando 38 pessoas da etnia indígena Dakota foram enforcadas em Mankato. As execuções ocorreram no contexto da guerra travada entre os Estados Unidos e o povo Dakota. No momento da execução, as 38 pessoas cantaram o hino Wakantanka taku nitawa (Muitos e Grandes).   
A brutalidade do massacre contra o povo Dakota não contribuiu para que, ao longo dos anos, fossem assumidos compromissos para o enfrentamento do racismo. Ao contrário, outras histórias tão cruéis como a ocorrida em 1862 aconteceram. A mais recente, que repercutiu globalmente, foi o assassinato de George Floyd, em março de 2020, no contexto da Covid-19. O crime foi cometido pelo policial de Minneapolis, Derek Chauvin. Este crime, perpetrado por um agente a serviço do Estado, mobilizou a população afro-americana, que denunciou os inúmeros crimes racistas que ocorrem diariamente no país. Esta onda de mobilização e denúncia ficou conhecida como “Vidas negras importam” e contribuiu para a amplificação das denúncias de crimes racistas que ocorrem diariamente em diferentes países, incluindo no Brasil. 
A seguir, confira e baixe (download) todos os subsídios.

PERÍODO

De 22 a 28 de maio.

TEMA

“Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça.” (cf.: Isaías 1,17)

ORAÇÃO OFICIAL

Clique aqui e confira a Oração oficial da SOUC para 2023.

E-BOOK DA SOUC 2023

Desde o ano de 2021, os materiais alusivos à SOUC passaram a ser exclusivamente virtuais.
Clique aqui e baixe o Caderno de Celebração (e-book da SOUC 2023).
CARTAZ
A arte escolhida foi enviada por Hilda Souto e Eva Gislane Barbosa.
Clique aqui e leia a explicação do autor para a arte.
Clique aqui para baixar o cartaz em alta resolução.

OFERTA DA SEMANA DE ORAÇÃO

A oferta da SOUC simboliza o comprometimento das pessoas com o ecumenismo. É uma forma concreta de mostrar que acreditamos realmente na unidade dos cristãos (João 17:21). Os frutos das ofertas doadas ao longo da Semana são distribuídos, anualmente, da seguinte maneira: 40% para a representação regional do CONIC (onde houver), que é destinado a subsidiar reuniões e atividades ecumênicas locais, e 60% para o CONIC Nacional, para projetos de maior alcance.
Vale lembrar que a oferta faz parte da celebração, logo, reserve um momento da liturgia para realizá-la. É um momento de gratidão pelas coisas boas que recebemos de Deus. Ofertas também poderão ser recolhidas nos encontros temáticos, durante a Semana.
Faça sua oferta ou doação por esse QR Code:

Se preferir, use a nossa conta para depósito da coleta:
Banco Bradesco
Agência: 0606-8
Conta Poupança: 112.888-4
(se possível, faça depósito identificado: CNPJ: 00.721.266/0001-23)
Ou faça um Pix:
00721266/0001-23 (CNPJ)