Reunião do Conselho Consultivo Anglicano, em Gana (ACC-18)

Foi realizada, entre os dias 12 e 19 de fevereiro, a 8ª sessão do Conselho Consultivo Anglicano (ACC-18). A IEAB esteve representada por duas delegadas, a Dra. Anna Luiza Oliveira e a Rvda. Inamar Corrêa de Souza, que foi eleita para o Comitê Diretor. A secretária-geral da IEAB, Christina Winnischofer, foi convidada a participar do ACC-18. 
A programação do evento (veja a íntegra neste link) abordou assuntos variados, desde discipulado intencional, passando por educação teológica, crescimento da Igreja, liturgia, até questões jurídicas, de unidade, fé, entre outros. 

O que é o ACC?

O Conselho Consultivo Anglicano ocorre em sessões plenárias a cada dois ou três anos. Nessas oportunidades, representantes de cada uma das 42 províncias da Comunhão Anglicana são convidadas a se reunirem para oração, estudo bíblico e discussão sobre assuntos de interesse comum, incluindo a promoção da unidade, os propósitos das Igrejas da Comunhão em missão, o evangelismo, as relações ecumênicas, administração, etc.
O Conselho Consultivo Anglicano não é um “sínodo internacional”. E não tem poder legal sobre as igrejas-membro da Comunhão, que são autônomas e independentes, contudo, interdependentes. O ACC é um órgão consultivo (saiba mais aqui) e um dos instrumentos de Comunhão, ou instrumentos de Unidade, da Comunhão Anglicana.
Este ano, o ACC foi em Acra, em Gana, país da África Ocidental.

Bispo Anthony Poggo, presente

O secretário-geral da Comunhão Anglicana, bispo Anthony Poggo, participou de sua primeira reunião do ACC desde que assumiu seu novo papel, em setembro do ano passado. “Tenho esperança e oro para que, ao consultarmos sobre como as cinco Marcas da Missão são implementadas em várias províncias e contextos, aprendamos uns com os outros, encontremos incentivo e também nos desafiemos a fazer mais. Esperamos que, como resultado desta reunião, revitalizemos as cinco Marcas da Missão”, afirmou.

Revisitando passado escravagista

Enquanto estiverem em Gana, os/as membros/as do ACC visitaram o castelo Cape Coast, um antigo entreposto de pessoas escravizadas que eram transportadas da África Ocidental para as Américas. Um ato de reconciliação foi realizado durante um serviço na Christ Church Cathedral (Catedral Igreja de Cristo), que fica na vizinhança.
Comentando a visita, o arcebispo Justin Welby, disse que foi “profundamente comovente visitar o Castelo Cape Coast com meus irmãos e irmãs. Hoje, somos chamados a transformar estruturas injustas, a buscar a paz e a reconciliação”, refletiu.
Vale lembrar que, ainda nos dias de hoje, há escravidão em todo o mundo. E o Brasil não foge à regra. Por isso, não podemos falar apenas de um “passado escravagista”, pois isso também é um fenômeno dos dias atuais. Na última semana, o País ficou chocado com o caso denunciado na grande mídia de trabalhadores encontrados em situação análoga à escravidão, no Rio Grande do Sul (veja aqui). Como igreja, precisamos estar em alerta.

Palestino na vice-presidência do Conselho

Dentre os destaques desse evento, citamos a eleição do arcebispo palestino, Hosam Naoum, para a vice-presidência do Conselho Consultivo Anglicano. Hosam lidera trabalhos anglicanos em toda a região, incluindo Israel, Palestina, Jordânia, Síria e Líbano.

Eleição de uma mulher leiga para a presidência

Outra boa nova, a principal deste ACC, foi a eleição de Maggie Swinson, uma cônega leiga da Catedral de Liverpool, na Inglaterra, para a presidência do Conselho. “Acredito que entre os principais desafios do ACC está o de levar adiante a missão da Comunhão para servir o Reino”, disse ela.

Eleição para o Comitê Permanente

No Comitê Permanente, seis pessoas foram eleitas, entre elas, a nossa reverenda Inamar. “A minha expectativa é dar mais visibilidade para a Rede Lusófona dentro da Comunhão Anglicana e enfrentar o desafio de maior integração para pessoas anglicanas que não tem inglês como primeira língua. Também vamos trabalhar para desenvolver mecanismos para que grupos linguísticos minoritários se sintam integrados. Nessa reunião, pela primeira vez, houve tradução para o português, japonês, coreano”, disse Inamar.

Eis a lista completa:

Mugenyi William Bahemuka
Igreja Anglicana do Congo
Inamar Corrêa de Souza
Igreja Episcopal Anglicana do Brasil
Tsz Leung Billy
Hong Kong Sheng Kung Hui
Andrew Khoo Chin Hock
Igreja Anglicana da Província do Sudeste Asiático
Aishi Sama Drong
Igreja de Bangladesh
Wendy Scott
Igreja Anglicana em Aotearoa, Nova Zelândia e Polinésia  

Encerramento

O serviço de encerramento foi na St. George’s Garrison Anglican Church (Igreja Anglicana Garrison de São Jorge), em Gana. O arcebispo Justin Welby presidiu e o arcebispo Paul Kwong fez a pregação – seu ato final como dirigente do ACC.
Cerca de 110 membros/as de 39 das 42 províncias da Comunhão Anglicana estiveram presentes em Acra; assim como cinco convidados/as ecumênicos/as. A Igreja da Nigéria (Comunhão Anglicana), a Eglise Anglicane du Rwanda (Igreja Anglicana de Ruanda) e a Igreja da Província de Uganda não nomearam membros/as para representá-las.
A cobertura completa do ACC-18 você confere em: acc18.org