Dedicação de novo templo da Paróquia São Felipe. Por Izaías Torquato e Rodrigo Souza

“O passarinho encontrou agasalho
pro seu pequenino,
no altar, ó Senhor,
é abrigo pros teus peregrinos.”
(hino inspirado no Salmo 84)
A presença da Igreja Anglicana em Goiânia vem de uma caminhada frutífera, cheia de sonhos e desejos, que foi ganhando corpo ao longo do tempo. A cidade nos abraça desde que chegamos, em nossos primeiros passos, há mais de 20 anos. 
Aqui, em terras de pequi e guariroba, vários movimentos e organizações sociais conhecem a nossa história, sabem quem somos, sabem de nossas virtudes e de nossos pecados. Mas, mesmo assim, caminham conosco de forma solidária, política, ecumênica e em ambientes inter-religiosos, bem como seculares. Lideranças políticas, eclesiásticas, de movimentos e organizações sociais são parceiras desde o princípio até os dias atuais. Sim, temos presença alicerçada na cidade. 
Mas, como sabemos, caminhar é preciso. E nessa caminhada, os desafios e as necessidades de melhor adequação ao tempo, às causas e às circunstâncias apresentam-se e atualizam-se, o que nos motiva a mantermo-nos firmes nas várias formas de ser Igreja nesta cidade. Vivenciamos a história da Igreja caminhando com as gentes que nos cercam, olhando para nós, encontrando inspiração, refúgio, parceria, companheirismo e o desejo de uma Igreja acolhedora e segura. Dessa forma, prosseguimos em busca de viver um estado constante de missão, com atualizações referentes ao nosso jeito de ser Igreja comunitária, popular, teologal, dialógica, orante, contemplativa e missionária. 

Nesse sentido, não estamos sós, a Divindade de amor está conosco. A Ela servimos porque compreendemos que, como pai e mãe de ternura, nos acolhe como somos. Servimos às pessoas e a toda Criação para ser presença real e encarnada de Jesus em todos os cantos que estendermos nossas tendas. Foi assim que chegamos até aqui, é assim que buscaremos ser até que o jeito de viver de Jesus seja renovado nesse mundo e acessível a todas as pessoas, repercutindo em toda Criação. 
No sábado, 4 de fevereiro, como resultado da elaboração coletiva, colaboração constante e compromisso com a Missão, toda comunidade se encontrou para limpar, organizar, ensaiar e deixar tudo pronto para acolher as pessoas que vieram festejar conosco. Celebramos a vida, firmamos compromissos e reiteramos o desejo de continuar seguindo na profecia, no serviço diaconal e no respeito às diferenças. 
Em meio à trajetória histórica, após tempos de resistências, atravessando a pandemia, chegou um novo tempo. E, com o sentimento dos ares renovados do país, seguimos nos renovando sob a força do Espírito Santo, Ruah Divina entre nós, presente em todas as nossas diversidades. Assim, sob sua orientação, no domingo 5 de fevereiro, foi dedicado o novo templo da Paróquia São Felipe, em Goiânia, estado de Goiás. O bispo Maurício Andrade nos guiou na oração dedicatória na presença de outras pessoas amigas, família da esfera ecumênica, inter-religiosa e também laica, que permanecem caminhando conosco. Uma coletividade de pessoas sensíveis que a gente faz questão que entre em nossa casa, fique para comer uma galinhada goiana, partilhe a vida conosco, saboreando uma boa pamonha, um cafezinho quente e um bom pão de queijo, gente que desejamos que durma e permaneça conosco sob as sombras dos ipês coloridos e que fique, tanto mais, para saborear a vida (Lucas 24, 13-35). 
Ore conosco, ore por nós, venha para perto, caminhe ao nosso lado sob a iluminação de espíritos proféticos que vieram antes nós e nos trouxeram até aqui (1 Samuel 7,12). Sejamos presença viva da igreja nesta cidade de Goiânia, Gloria in Excelsis! Aleluia!

SERVIÇO

Paróquia São Felipe – Diocese Anglicana de Brasília
Rua Rio Verde, 1257 (antigo número 110)
Quadra 17, Lote 14, Setor Campinas
Goiânia-GO. CEP: 74525-060
Celebração dominical a partir das 9h
Whatsapp: 62 99232 2157
Instagram: @anglicanasaofelipegyn 
#pasf2023
#diversidadespasf
Texto: Izaías Torquato, reverendo exercendo a função de pároco e Rodrigo Souza, 1º Guardião
Fotos: @gaelpenha / @anglicacansaofelipegyn