Unidade Cristã: na alegria e na dor, o diálogo prevalece

Anglicanos e católicos mantêm, de longa data, um profícuo diálogo ecumênico. Este diálogo, naturalmente, permanece forte em momentos de alegria, mas também de dor, como ocorreu recentemente após a notícia de falecimento do papa emérito, Bento XVI.
Na oportunidade, toda a Comunhão Anglicana se mostrou solidária ao atual pontífice romano, o papa Francisco, e também à comunidade católica de um modo geral.
O bispo Cézar Fernandes Alves, da Diocese Anglicana de São Paulo, que é nosso representante episcopal na Comissão Nacional Anglicano-Católica Romana, nos enviou um breve relato (abaixo) de como a caminhada de união ecumênica entre católicos e anglicanos se encarnou nestes dias – onde todos estavam consternados pela dor da perda. Confira:

“Os sábios brilharão como estrelas por toda a eternidade.” (Daniel 12.3)

Por ocasião do funeral do papa emérito Bento XVI, a Comunhão Anglicana foi representada na celebração Eucarística pelo arcebispo Ian Ernest, diretor do Centro Anglicano em Roma, e pelo bispo David Hamid, copresidente da Comissão Internacional Anglicana Católica Romana para Unidade e Missão (IARCCUM) e revmo. Christopher Hill.
Eles transmitiram as condolências da Comunhão Anglicana ao papa Francisco, e entre as diversas manifestações de solidariedade do mundo anglicano, destacamos a mensagem do arcebispo de Cantuária, Justin Welby
“Hoje, me uno à Igreja em todo o mundo, e especialmente ao Santo Padre, o Papa Francisco e a todos na Igreja Católica, no luto pela morte do papa emérito Bento XVI.  Cristo, foi o centro de seu pensamento e a base de sua oração. Que ele descanse agora na paz de Cristo e possa ressurgir na glória com todos os santos”. 
Do mesmo modo, o secretário-geral da Comunhão Anglicana, bispo Anthony Poggo, emitiu um comunicado expressando “grande tristeza” pelo falecimento de Bento XVI e assegurando aos irmãos e irmãs da Igreja Católica Apostólica Romana suas orações. 
A Comissão Nacional de Diálogo Anglicano-Católica Romana (CONAC), nas pessoas dos representantes da IEAB, (revda. Carmen Kawano, sra. Christina Winnischofer, revdo. Josué Flores e bispo Cézar Fernandes Alves), se uniu aos irmãos e irmãs da Igreja Católica Apostólica Romana em oração e expressou condolências pela páscoa do papa emérito. “Que o Senhor o receba na glória, na comunhão dos santos e santas. Que o Papa Bento XVI descanse em paz e que Deus o acolha no Paraíso na companhia gloriosa de todos os santos e santos, na plena felicidade, na festa que não tem mais fim.

Fotografia: VATICAN MEDIA Divisione Foto