Cartilha de Prevenção e Enfrentamento à Violência de Gênero contra as Mulheres

A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) lançou, em seu último Sínodo, a 3° edição da Cartilha de Prevenção e Enfrentamento à Violência de Gênero contra as Mulheres.
O documento, recheado de conteúdo para quem precisa trabalhar o tema, pode ser adquirido diretamente nas paróquias anglicanas. Caso a sua paróquia ainda não possua exemplares, entre em contato com a Diocese responsável pela sua região ou com a reverenda Dilce de Oliveira, coordenadora do Serviço Anglicano de Diaconia e Desenvolvimento (SADD), pelo dilce.rpd@gmail.com. 
Aliás, foi com a reverenda Dilce que trocamos uma ideia sobre a cartilha.
Confira:

1) Reverenda, o que motivou a IEAB a fazer esse movimento de publicar uma terceira cartilha sobre violência de gênero?

O tema da violência contra mulheres e meninas nunca pode sair de pauta. Num país como o Brasil, que infelizmente figura entre os que mais matam mulheres, é papel das Igrejas e de toda a sociedade falar e combater esse mal. 
Não é normal que numa sociedade dita cristã, que é o nosso caso, homens continuem promovendo um verdadeiro genocídio e todos fiquem sem nada fazer. Precisamos entender o fenômeno, falar dele, mas também criar meios de combate. E essa cartilha vem justamente nesse sentido.

2) Certo. E como essa cartilha pode ser útil no combate às violências contra as mulheres?

Na medida em que ela esclarece a respeito do tema e leva isso para o debate nas igrejas, contribuímos como elemento formativo e reflexivo, convocando homens à mudança de postura, mas também a reação de toda a sociedade, para que esta não permaneça apática ou fique conivente com o crime. Violência contra mulheres e meninas é crime e ponto. 
Não podemos acobertar isso em nome da “preservação da família”, como querem muitas igrejas. Não pode haver família onde impera a dor e o medo. Isso é tudo, menos família. Família se baseia no amor e no respeito. Passou disso é descaminho.