Celebração de novos ministérios no Diaconato da DASP

Botão de esperança se abre, prenúncio da flor que se faz.
Promessa da tua presença que vida abundante nos traz.
Cântico: Jesus Cristo, esperança para o mundo
[Silvio Meincke / Edmundo Reinhardt / João C. Gottinari / ONCdT. 180]
Depois da solene celebração Eucarística de reconhecimento da ordem presbiteral do reverendo Álvaro José Antunes Silva Júnior, no dia 15 de outubro, que ocorreu na cidade de Pereira Barreto e com a presença de representantes de todas as Paróquias do Arcediagado do Noroeste Paulista, a Diocese Anglicana de São Paulo (DASP) testemunha o ingresso de três pessoas à ordem clerical no último sábado, dia 3 de dezembro.

Com cerimônia realizada na Catedral Anglicana da Santíssima Trindade, localizada na região central da capital paulista, foram ordenados ao diaconato Enilson Vasconcelos da Silva, José Torrente Gonçales, e Sachiko Kashiwagi Tamaki, sendo ordinante o revmo. bispo Francisco Cézar F. Alves, bispo diocesano da DASP.

Biografias

Enilson Vasconcelos da Silva é de família protestante histórica, pai metodista e mãe presbiteriana, e quatro irmãos. Na adolescência, década de 70, decidiu ir para a Igreja Batista, seguindo sua avó paterna. Lá foi batizado. Na juventude, nos anos 80, descobriu o Credo Social da Igreja Metodista, que resumia um compromisso daquela igreja para com a transformação da sociedade brasileira. 
Aquele pequeno documento mexeu com a sua cabeça. Refletiu e passou a frequentar a Igreja Metodista. No mesmo ano foi recebido por pública profissão de fé, como metodista em Artur Alvim, São Paulo, SP. Nos encontros da juventude ecumênica, meados de 1983, conheceu Xico Esvael, e a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB). 
Aos poucos foi se aproximando da IEAB. Em 2008 recebeu a Confirmação pelo bispo Roger Bird. Em 2016 foi investido como Ministro Leigo na Paróquia da Trindade em São Paulo, SP, pelo bispo Flávio Irala, que levou a ingressar como seminarista e mais tarde como candidato às sagradas ordens, no Curso de Imersão em Anglicanismo do Centro de Estudos Anglicanos (CEA), no Instituto Anglicano de Estudos Teológicos (IAET), e na Faculdade de Teologia do Centro Universitário Claretiano, que concluiu em 2020.
José Torrente Gonçales foi levado ao anglicanismo pelo rev. Ismael Hurtado. Tornou-se anglicano no ano de 2004 quando foi recebido pelo bispo Dom Hiroshi Ito. Com Dom Ito tornou-se seminarista. Torrente teve uma formação religiosa na fé Católica Romana, onde atuou em todas as pastorais. De família espanhola de ambos os lados, nasceu na cidade de Guararapes, região noroeste do estado de São Paulo, em 31 de julho. Aos 3 anos de idade, sua família mudou-se para Santa Fé do Sul, região noroeste do estado. 
É Bacharel em Teologia pela Universidade Mackenzie (2012). Também fez sua formação no Instituto Anglicano de Educação Teológica (IAET), concluindo em 2022. Completou o Curso de Imersão em Anglicanismo do Centro de Estudos Anglicanos (CEA) terminando em 2022. Fez também o Curso de Pastoral da Saúde, com a finalidade de formação de agentes para cuidar dos enfermos e levar conforto espiritual tanto ao enfermo como aos familiares, a Eucaristia e visita aos hospitais. O curso foi promovido pela Arquidiocese de São Paulo da Igreja Católica Apostólica Romana (2022).
Sachiko Kashiwagi Tamaki nasceu em setembro de 1950 em Fukuoka, Japão. Estudou e cursou Literatura Inglesa e Pedagogia no Colégio missionário fundado pela Church Mission Society em Osaka. Em 1972, foi à Inglaterra para se aperfeiçoar na língua inglesa. Foi batizada e confirmada na Páscoa de 1973 e retornou a Osaka em 1975, quando começou a frequentar a Igreja Anglicana no Japão e se dedicou à Educação Cristã. Cursou teologia para pessoas leigas na Diocese de Osaka, de 1975 a 1977, e participou do Curso de Treinamento de Lideranças Cristãs pelo Hagai Institute em Singapura em 1978. Conheceu o seminarista brasileiro Masakazu Tamaki que fazia estágio na igreja em Osaka em 1980. 
Em 1982, se casou com o rev. Masakazu Tamaki em Pereira Barreto, SP. Nesta cidade, na Paróquia de Santo André, iniciou o ministério junto com seu marido e assim continuou por 20 anos, até 2002, dedicando-se à Educação Cristã na Escola Bíblica, lecionando Inglês no Jardim da Infância e também lecionando língua japonesa pelo método Kumon. Iniciou o trabalho de atendimento a idosos em 1993, atividade esta que vem desenvolvendo até hoje. 
Pelo chamado de Deus, foi com rev. Tamaki para o trabalho missionário em Mato Grosso e fundou a primeira Igreja Anglicana daquele estado, na cidade de Campo Verde. Serviu na comunidade e nos pontos missionários anexos durante 10 anos e fundou o Movimento de Ajuda Ecumênica com outras denominações, que oferece às mulheres capacitação e desenvolve um projeto musical ecumênico com crianças e jovens. Retornou a Pereira Barreto, SP, em 2012. De 2016 a 2018 cursou e concluiu o curso de Imersão em Anglicanismo do Centro de Estudos Anglicanos. 
Em 2018 fundou a Associação de Apoio aos Idosos “Megumi Kai” como uma entidade jurídica agrupando todos os três grupos existentes de idosos (1º grupo de Língua Japonesa, Dança Sênior e atendimento ao idoso fragilizado). Atualmente atende as comunidades de língua japonesa da DASP e da Diocese Anglicana do Paraná (DAPAR), enviando mensagens escritas e oficiando cultos on-line, além de escrever para o Boletim Informativo “Shalom”.

Com informações da DASP