Advento: hoje, mais do que ontem, tempo de esperançar!

“Por isso, também vós, ficai preparados!
Porque, na hora em que menos pensais,
o Filho do Homem virá”. (Mt 24,44)
“…A voz do anjo sussurrou no meu ouvido
Eu não duvido já escuto os Teus sinais
Que Tu virias numa manhã de domingo
Eu Te anuncio nos sinos das catedrais
Tu vens, Tu vens
Eu já escuto os Teus sinais…”
A letra da música Anunciação, de Alceu Valença, traduz muito bem o sentimento que nos vem nesse tempo de Advento. Advento, esperança! Renovação. Sinos e anjos que anunciam a vinda de alguém muito especial, que antes mesmo de sua chegada, em todos os cantos já se escuta os seus sinais, na natureza (bruma leve), nas emoções (paixões), nas coisas (roupas no varal, sinos), no tempo (manhã de domingo) e nas pessoas.
Esperançar! Ciclos que se encerram e outros que se abrem cheio de possibilidades iluminados pela vinda do Menino Jesus.

Curso de Português para Imigrantes e lançamento da Cartilha

Os dias 26 e 27 de novembro foram imensamente cheios destes afagos da Mãe Criadora, que nos proporcionou vivências que ficarão gravadas na eternidade. Nestes dias, foram realizados o encerramento das atividades do Curso de Português para Imigrantes e o lançamento da 3ª Edição da Cartilha de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica contra as Mulheres.
Esse encontro já nos emocionava desde sua preparação: na arrumação do local, na escolha das flores, velas e tecidos. Na arrumação da coroa do Advento, na preparação dos momentos de partilha, de alegria e de festa. Tudo muito simples, mas recheado de carinho e doação.
No sábado, com a ajuda do Prof. Revalino, tivemos a aula de encerramento deste ciclo aprendendo um pouco sobre a História de Goiás, como parte do ciclo do Curso Português para Migrantes, apoiado pela Anglican Alliance, como resultado do curso de Resiliência e Enfrentamento a Catástrofes. 
O curso foi um tempo bom de reflexão sobre a geopolítica de nosso Estado, suas culturas, tradições, territórios e povos. E como essa organização interfere na vida de cada qual de nós. Em um tempo de negacionismos, ataques à democracia e à Ciência, nada melhor do que estarmos bem conectadas à história para darmos respostas conscientes aos desafios do tempo presente.

Cartilha

Após o lanche com muitas conversas e risos fartos, tivemos a alegria de receber, no encerramento das atividades do Curso de Português para Imigrantes, o lançamento da 3ª Edição da Cartilha de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica contra as Mulheres. A publicação é uma produção do serviço de Diaconia da IEAB, por meio da SAAD – Serviço Anglicano de Diaconia e Desenvolvimento – que nos apresenta, em 9 encontros, discussões e reflexões que podem ser feitas em nossas comunidades para o enfrentamento das diversas formas de violências domésticas, bem como no apoio às vítimas. 
Para o lançamento, contamos com a presença de Sandra Andrade, organizadora da revista e presidenta do Asas do Cerrado – Associação Social Anglicana de Solidariedade do Cerrado – organização não-governamental sem fins lucrativos que articula, motiva e fortalece a Diaconia Social na Diocese. Contamos também com a presença de Jacinta Chaves, psicóloga e membra de nossa Paróquia, e do bispo Maurício Andrade, da Diocese Anglicana de Brasília – que propuseram e escreveram duas importantes reflexões para a Cartilha.
Na apresentação da Cartilha, alunas e alunos do curso de Português contribuíram com a reflexão sobre as diversas formas de violência doméstica em seus países e também como é feito o enfrentamento a elas.
O Curso de Português para Imigrantes (saiba mais aqui) tem revelado, em nós, a descoberta constante da alteridade baseada no amor cristão que é sorório e fraterno, em função das outras pessoas, de suas culturas, costumes e valores. Para o próximo ano, além de novo ciclo do Curso de Português para migrantes e do Curso de História de Goiás, nossa paróquia sonha com um Curso de Espanhol, ministrado por nossas alunas e alunos do Curso de Português. Ajuda mútua na língua, no cuidado, na diaconia e no serviço.
E chegou o Domingo! 
Primeiro Domingo do Advento. Tempo de esperançar! De preparar nossa casa, nosso corpo, nosso coração e nossas emoções para a chegada amorosa do menino Deus.
Tivemos a alegria da presença do bispo diocesano, Maurício Andrade, para abrir conosco esse tempo de esperança, bem como a presença de Sandra Andrade, presidenta do Asas do Cerrado.
Nossas crianças Miguel e Rafael acenderam a primeira vela (roxa) da Coroa do Advento. A cor roxa nos recorda nossa atitude de vigilância diante da espera do Senhor que vem. Como bem nos lembra a Carta de São Paulo aos Romanos proclamada: “a noite já vai adiantada, o dia vem chegando; despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da luz” (Rm 13, 12).
Como grande sinal de esperança e alegria, na celebração a comunidade recebeu e confirmou nosso irmão Yago Guilherme como membro da Igreja. 
Foi um final de semana repleto dos sinais do Amor Materno de Deus em nossa comunidade. Amor que vem nos fortalecendo, nos animando e nos inspirando a servir a todas as pessoas.
Iniciamos esse tempo de Advento com o coração alegre e festivo diante das perspectivas que se apresentam para nós nesse novo ciclo que se inicia.
Em breve, já estaremos instaladas na nossa nova casa no Setor Campinas. Vários desafios se abrem à nossa frente: muitas possibilidades de trabalhos comunitários, sociais e diaconia. Contamos com o apoio, presença e orações de todas as pessoas para seguirmos nesta missão com muita fidelidade ao Evangelho de Jesus.
E como não poderia faltar, uma poesia para nos resgatar, inspirar, nestes quatro domingos da Doce Espera, dizendo como nós queremos ser Igreja:

Uma Igreja na Qual Todxs Cabem

Uma Igreja que caiba toda gente,
Com paredes de inclusão!
Uma Igreja que caminhe junto com seu povo,
Comungando de suas dores…
Um Espaço Diverso e plural
A Igreja dos Mutirões!
Queremos uma Igreja que não segrega!
Corpo de Cristo na multidão!
Um espaço com telhas de diálogo e de escuta!
De acolhida no coração!
Onde possamos divergir e comungar!
Uma Igreja Casa, que se traduza em Lar!
Uma Igreja utópica,
Que não seja tribunal para julgar!
Uma Igreja Libertadora!
Que com seu povo saiba caminhar!
(Joara Reis)
Nossa gratidão e carinho a todas as pessoas que esperançaram conosco nestes dois dias iniciais de Advento.
Sigamos juntas, juntes, juntos, neste novo ciclo que se inicia.

#Pasf #Pasf2022 #DiversidadesPASF

Mensagem carinhosamente compartilhada conosco pela Paróquia Anglicana São Felipe
Imagens: Reprodução