Christina Takatsu Winnischofer, a nova secretária-geral da IEAB

Com alegria a IEAB acolheu, no último Sínodo, realizado de 11 a 14 de novembro, o nome da nova secretária-geral da IEAB, Christina Takatsu Winnischofer.
Christina sucede a então secretária-geral, Magda Guedes, que deixou o cargo para se dedicar integralmente à Diocese Anglicana do Paraná, da qual é a atual bispa.
“É uma missão de muita responsabilidade e, sem dúvidas, a gente recebe com um tanto de temor, mas também com alegria de poder me dedicar integralmente à igreja que amo”, explicou Christina.

Importância do trabalho em equipe

“Sou grata pela confiança depositada em mim pela Câmara Episcopal e delegação sinodal do 35° Sínodo da IEAB, mas sei que nada farei sozinha. Somente quando trabalhamos em equipe, em comunidade, é que podemos realmente realizar a missão a nós confiada por Jesus Cristo.”

Inspiração em dom Oscar Romero

“Uma citação de dom Oscar Romero me serve de orientação neste momento: ‘não podemos fazer tudo e há uma sensação de libertação em perceber isso. Nos permite fazer algo, e fazê-lo muito bem. Pode estar incompleto, mas é um começo, um passo no caminho, uma oportunidade para a graça do Senhor entrar e fazer o resto.’ A missão é bem maior que nós, mas pretendo que a minha contribuição seja bem-feita e que seja entretecida com outras.”

Biografia

Christina Takatsu Winnischofer nasceu em São Paulo, São Paulo. É formada em Psicologia (FMU), mestre em Ciências da Religião (Metodista) e especialista em Gestão de Projetos Sociais do Terceiro Setor (PUCSP).
Em 2001, foi convidada a ser Secretária Diocesana da Diocese Anglicana de São Paulo. Em 2003, foi nomeada Secretária-Geral da IEAB, ocupando o cargo até 2006.
De 2009 a 2020, atuou como Supervisora Administrativa Financeira da Christian Aid no Brasil e, de 2020 a 2022, na Fundação Bernard van Leer. De 2010 a 2018, foi presidente nacional da UMEAB e, de 2019 a 2022, Coordenadora Nacional da Oferta Unida de Gratidão.
Eleita Presidente do Dia Mundial de Oração (no Brasil) para o período de 2022 a 2025, é professa da Ordem Terceira de São Francisco da IEAB.