Presença da IEAB no Seminário Regional da CETALC, na Costa Rica

Foi realizado, de 5 a 9 de setembro, o seminário da Comissão de Educação Teológica para a América Latina e o Caribe (CETALC). A atividade aconteceu na Costa Rica e contou com a representação do Brasil, México, IARCA, e as Províncias II e IX da TEC. O tema central do seminário foi: “Desenvolvimento da Igreja e Educação Teológica: Formar Liderança para Responder aos Desafios de Hoje”.

A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) esteve representada por uma delegação bem diversificada, oriunda de vários estados do Brasil, incluindo bispas e bispos, coordenadores e coordenadoras dos Centros Diocesanos de Educação Teológica, além da coordenadora do Centro de Estudos Anglicanos (CEA). Nossa delegação foi composta por: bispo Maurício Andrade (vice-presidente da CETALC); bispo Naudal (primaz da IEAB); bispo João Câncio Peixoto Filho (Recife); bispa Marinez Bassotto (Amazônia); bispa Magda Guedes (Paraná); bispo Eduardo Grillo (Rio de Janeiro); bispo Humberto Maiztegui (Meridional); bispo Francisco de Assis (Sul-Ocidental); bispa Meriglei Simim (Pelotas); reverenda  Tatiane Duarte (DAB); reverendo Marcos Barros (DAA); reverendo Rafael Vilaça (DAR); reverenda Selma Rosa (DAPAR); reverenda Inamar Souza (DARJ); reverenda Carmem Kawano (DASP); reverendo Pilato Pereira (DM); reverenda Dilce Paiva de Oliveira (DAP) e a reverenda Lúcia Dal Pont, Coordenadora do Centro de Estudos Anglicanos.

Temas trabalhados

De maneira resumida, os temas trabalhados durante esses dias, divididos entre conferências e workshops, versaram sobre os seguintes assuntos:
  • Como Desenvolver as Igrejas;
  • Como Desenvolver a Liderança da Igreja;
  • Estabelecendo o perfil e as competências de uma posição específica;
  • Alterações curriculares nos programas de formação teológica para alcançar o desenvolvimento das igrejas (tema trabalhado pelo reverendo Gustavo Oliveira – DAR).
O seminário foi uma promoção da CETALC, com apoio da Trinity Wall Street, NY.

Reunião anual da CETALC

Um pouco antes do seminário, foi realizada a reunião anual da Comissão, conforme nos contou o bispo Maurício Andrade: “Fui para a Costa Rica na terça-feira, 31 de agosto, porque sou vice-presidente da CETALC no exercício de 2018-2022. Dos dias 31 de agosto a 4 de setembro, tivemos a reunião anual da CETALC. Reunião que tem como objetivo relatar as atividades do ano anterior, receber os relatórios e analisar e aprovar as solicitações de projetos Provinciais, Diocesanos e de bolsas de Estudos”, explicou.