Pastoral da Diversidade retoma atividades na Paróquia Anglicana São Felipe, Goiânia

Consta na história da Paróquia Anglicana São Felipe de Goiânia/GO que, desde os idos de 2005, já se conversava sobre a instituição de uma pastoral que acolhesse e trabalhasse com as Diversidades.
O periódico on-line de Três Lagoas “PerfilNews” traz em sua matéria de 05/12/2007 a seguinte manchete: Paróquia Anglicana implanta pastoral homossexual [sic].
O título hoje nos causa estranheza, mas para aquela época tratava-se de uma revolução na acolhida da comunidade LGBTQIAPN+ dentro dos espaços de fé. A matéria, na íntegra, pode ser lida acessando este link
A iniciativa foi do então Pároco, reverendo Elias Mayer Vergara: “Não podemos receber Jesus em nossas vidas se não estivermos prontos para receber os pobres e marginalizados deste mundo”. Lembrou também o Rev. Vergara que a criação da Pastoral (lá em 2007) foi um desdobramento da resolução da Conferência de Lambeth, de que as igrejas episcopais do mundo escutassem os homossexuais e buscassem entender a sua realidade.
A Pastoral da Diversidade, como passou a ser chamada posteriormente, esteve atuante na paróquia por vários anos. No entanto, pela própria dinâmica da comunidade e também das pessoas que estavam em comunhão, as atividades foram se tornando menos frequentes.
Atenta à realidade local e estando no país que mais mata LGBTQIAPN+ no mundo, a Paróquia São Felipe, desde 2019, fez várias reflexões quanto ao retorno efetivo dos trabalhos da Pastoral da Diversidade. Retomada que seria numa perspectiva ainda mais ampliada: perceber, reconhecer em cada pessoa humana, na diversidade de se apresentar, de sentir e de expressar em suas sexualidades, suas formas de viver e vivenciar a fé, a manifestação plena do amor de Deus.
Neste intuito, a Junta Paroquial, além de consentir com a reativação da Pastoral das Diversidades, vem apoiando, participando e promovendo as atividades para que mais pessoas sejam alcançadas e façam parte deste trabalho.
“Não queremos catequizar ou doutrinar ninguém! Nosso principal objetivo é que as pessoas LGBTQIAPN+ de nossa cidade e arredores saibam que existe em Goiânia uma comunidade de fé que as acolhe, promove e respeita. E se elas desejarem participar, estaremos abertas para a acolhida e construção coletiva das #DiversidadesPASF”, afirma o vocacionado e seminarista anglicano, Rayner Alves, incentivador da retomada da Pastoral.
Ainda na perspectiva da garantia de direitos e das redes de apoio, a #DiversidadesPASF tem por objetivos o diálogo e construção com demais Igrejas, vivências religiosas, movimentos, organizações sociais e partidos políticos, a fim de garantir uma atuação não somente no âmbito da fé, mas também nos âmbitos sociopolítico, econômico, etc.

Rodrigo Gonçalves, ministro leigo e membro da paróquia desde de 2010 destaca que “a retomada da Pastoral das Diversidades acende um acalento no peito e sopra um vento de frescor no testemunho do Evangelho de amor e acolhimento no Reino de Deus. Uma ação profética da comunidade da Paróquia Anglicana de São Felipe com muitos bons horizontes”.
A #DiversidadesPASF escolheu um evento emblemático em Goiânia para marcar a retomada de suas atividades, a 27ª Parada do Orgulho LGBTQIAP+ de Goiânia – que teve neste ano de 2022 o tema: Todes, Todas e Todos, votemos com Orgulho.
A Parada do Orgulho aconteceu no dia 4 de setembro, nas avenidas centrais de Goiânia, e reuniu cerca de 100 mil pessoas. “A igreja pode contribuir com a comunidade LGBTQIAPN+ sendo um espaço aberto para quem deseja fazer parte de uma comunidade de fé”, afirma Edvaldo Fernandes, presente no evento de retomada da #DiversidadesPASF. 
Ana Carolina também expressou acolhimento ao participar com o grupo na Parada de Goiânia: “Presenciei e pude desfrutar do direito de ter liberdade. Liberdade de existir… simplesmente poder existir naquele lugar”.
Na perspectiva da construção coletiva, Regis dos Santos, externou o seu desejo quanto aos trabalhos da #DiversidadesPASF: “Eu espero uma pastoral que englobe a todas as demais letras da sigla e não foque apenas na dificuldade de ser gay ou lésbica brancas”.

Formas de ser e de viver da Igreja

O reverendo Izaías Torquato, Pároco da Paróquia São Felipe, relata seu entusiasmo e alegria pela retomada dos trabalhos da #DiversidadesPASF.
“Estamos vivendo um tempo de atualização das formas de ser e de viver da Igreja na cidade de Goiânia. Os desafios missionários são muitos: defesa de direitos, fortalecimento sociopolíticos, prática pastoral e espiritual que vivencia teologias dialogais com o mundo de Deus. Dessa forma, reconhecemos que existem territórios missionários, lugares que precisamos ocupar com qualidade enquanto Igreja, respeitando as diferenças e sem querer catequizar nossa gente. Respeitando todas as formas de existir. E, ainda, obter consciência coletiva da Missão e da Diaconia acolhedora enquanto Igreja na cidade. Dessa forma, diante das nossas diversidades, faz-se urgente continuar o acolhimento a todas as pessoas e o respeito a toda Criação”.

Participe você também

A Paróquia Anglicana São Felipe convida a todas as pessoas que quiserem construir juntos, juntas e juntes a #DiversidadesPASF, a entrar em contato pelas redes sociais da Paróquia, telefone ou presencialmente, nos endereços abaixo:

Paróquia Anglicana São Felipe

Endereço físico provisório: Centro Cultural Cara Vídeo
Rua 83,361 – St. Sul, Goiânia – GO. CEP 74083-195
Tel.: (0xx62) 9-9232-2157
Facebook: facebook.com/AnglicanaSaoFelipe
Instagram: instagram.com/anglicanasaofelipe
E-mail: pasf.gyn@gmail.com 
Celebrações: todo domingo, 10h00
Acompanhe também pela hashtag #PASF2022 e fique por dentro do que está acontecendo na Paróquia.