Instalação da Paróquia Anglicana da Santíssima Trindade como Catedral

O domingo de 17 de julho de 2022 foi de festa e grande júbilo para a Diocese Anglicana de São Paulo (DASP). Neste dia, aconteceu a instalação da Paróquia Anglicana da Santíssima Trindade como Catedral Diocesana, foi oficiada a consagração da cátedra e a instituição do reverendo Arthur Pereira Cavalcanti como Deão da nova Catedral, pelas mãos do reverendíssimo bispo diocesano, Francisco Cézar Fernandes Alves. A escolha da Paróquia da Santíssima Trindade como nova Catedral deu-se no dia 28 de maio de 2022, durante o 56º Concílio Extraordinário da DASP.
A celebração foi marcada pela beleza de como a liturgia foi conduzida e pela alegria das pessoas presentes. O cerimonialista foi o reverendo Luiz Coelho, da Diocese Anglicana do Rio de Janeiro, o qual é o atual custódio do Livro de Oração Comum.
O processional teve início em frente à Catedral e prosseguiu ao redor da Praça Olavo Bilac, endereço no qual a igreja está presente desde a década de 1950. A entrada no templo foi realizada ao som do cântico “Deus nos salve”.
O templo estava diversamente repleto, contando com representantes de movimentos sociais, além de pessoas atuantes na política e lideranças religiosas.

Farol do Evangelho na cidade de São Paulo

Em sua homilia, o bispo Cézar, como antigo pastor da outrora Paróquia da Santíssima Trindade e atual Catedral, trouxe à tona o testemunho de acolhida que a comunidade demonstrou ao longo dos anos e que ela continua a ser um farol do Evangelho na cidade de São Paulo. Com alegria, ele ressaltou o fato das leituras da Palavra de Deus e do Evangelho terem sido feitas por mulheres, a saber: Lucia Vergara, Christina Winnischofer e reverenda Carmen Kawano. Por fim, de forma entusiástica, o bispo conclamou a comunidade da Catedral a ser casa de oração e de acolhida para todas as pessoas.

Catedral do Dia

O Coral Trindade, juntamente com os músicos Jorge Camargo e Sérgio Pavarini, sob a regência de Samuel Matos, abrilhantou a celebração com hinos, cânticos e músicas populares. A canção “Catedral do Dia” foi entoada com muita emoção, pois, de acordo com seu autor, Jorge Camargo, ela fora escrita inspirada na Paróquia da Santíssima Trindade.
“A catedral do dia
Se iluminou de cores
Um raio de alegria
No chão dos dissabores
E o som da poesia
Acalentou meu coração”
(Hino “Catedral do dia” – Jorge Camargo e Gladir Cabral)
Felicitações de vários lugares do mundo foram dadas ao novo Deão Arthur Cavalcanti, por ocasião de sua instalação. Pessoas amigas, familiares e colegas de ministério tornaram o momento solene muito mais caloroso com seus abraços em forma de mensagens. 

Assembleia Legislativa

Em mais um ato de reconhecimento aos trabalhos realizados pela Catedral Anglicana da Santíssima Trindade, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, representada pela deputada estadual Patrícia Bezerra, entregou uma placa homenageando os esforços da comunidade pelo respeito à dignidade humana, inclusão e o compromisso com o Evangelho da paz.

Museu de Arte Sacra de São Paulo

Ao final da celebração, houve a entrega ao Museu de Arte Sacra de São Paulo, representado por Beatriz Augusta Correa da Cruz, de dois esboços originais dos vitrais da Catedral desenhados por Maria Leontina, ressaltando assim o compromisso da comunidade com a cultura e a memória da cidade de São Paulo. Os esboços foram entregues pelo produtor cultural Marcos Tadheus e pelo artista plástico Mario Gravem Borges.

Confraternização

A confraternização final contou com um almoço para todas as pessoas presentes. Certamente, o dia ficou marcado na história da Diocese Anglicana de São Paulo como início de uma nova caminhada de reconciliação e testemunho de acolhida de todas as pessoas.
Texto: Guilherme Bejo / Ricardo Ito
Revisão/Edição: IEAB
Fotos: Ricardo Ito