Dioceses promovem encontro sobre sustentabilidade

Sustentabilidade, hoje, faz parte das rodas de conversas, estudos, debates, reflexões e seminários em todo o mundo. É um tema mais que atual. Por isso, a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, de um modo geral, busca desenvolver estratégias de geração de recursos para fortalecer ações relacionadas à temática. Mas como isso acontece na prática? Em encontros como o realizado na Área Provincial 1, formada pelas dioceses Meridional, Sul-Ocidental e Anglicana de Pelotas. Reunindo bispos e bispa, representantes do clero e laicato, anglicanos e anglicanas separaram dois dias para tratar do assunto.
A reunião aconteceu no Centro de Convivência Severo da Silva (CCSS), no Capão do Leão, nos dias 18 e 19 de junho. Participaram cerca de 30 pessoas, assessoradas pela professora Patrícia Porto, mestre em educação e especialista em gestão.

Identificação de necessidades

Ao longo das conversas, os/as participantes identificaram necessidades importantes que precisam ser sanadas, por exemplo: formação de lideranças, sobretudo na área de finanças e patrimônio; além de maior comprometimento. Eles ainda refletiram sobre o tema missão (preocupados com as pessoas afastadas); mencionaram a capacitação do clero e pessoas leigas; e compartilharam a esperança de uma Igreja viva, acolhedora, inclusiva e missionária.

Encaminhamentos

Reunidos em 4 grupos, fizeram os seguintes encaminhamentos: a) criar Grupo de Sustentabilidade da Área 1 (GSA); b) formar redes; c) reativar e criar grupos de formação de lideranças em gestão, finanças e patrimônio; e d) criar um software padronizado (finanças/patrimônio) de gestão para as três Dioceses. 
O encontro encerrou-se com um momento devocional. Que o Espírito Santo siga inspirando esses nossos irmãos e essas nossas irmãs para mais momentos tão profícuos como esse.