XLIV Concílio da Diocese Anglicana de Pelotas

Entre os dias 29 de abril e 1° de maio, estiveram reunidos os delegados e delegadas das diversas paróquias e missões da Diocese Anglicana de Pelotas (DAP), junto do clero e, certamente, sob a presença de Deus (Atos 15,28), para o XLIV Concílio da Diocese. Realizado no Centro de Convivência Instituto Reverendo Severo, teve como tema: “Assim também nós, embora muitos, somos um só corpo.” (Rm 12,5).
O concílio começou na sexta-feira à noite, com uma bonita celebração de abertura e a leitura da Carta Pastoral da bispa diocesana Meriglei Simim (saiba mais aqui).
No sábado, após um delicioso café da manhã acompanhado de devocionais, foram retomadas as atividades do Concílio. Os trabalhos da manhã foram orientados por uma reflexão do reverendo Ariel Irrazábal, que falou sobre quatro modelos de Igreja: tradicional, comunitária, missionária e libertadora. A partir disso, as pessoas delegadas foram convidadas a pensar sobre estes modelos em suas comunidades. 
Uma novidade para este dia foi a acolhida da Terceira Ordem de São Francisco na DAP e, também, a criação da Pastoral dos Povos Originários, que deverá acompanhar as comunidades indígenas da região.

Na tarde de sábado, após o encerramento das atividades conciliares do dia, aconteceu o lançamento do livro “Um Roteiro Anglicano para a Educação Cristã”, organizado pela professora Loide Montezano. Após esta atividade, se seguiu uma belíssima partilha da Comunidade Terapêutica Nova Vida, que falou sobre a prevenção ao alcoolismo e outras formas de vícios. Eles também apontaram como a Igreja pode ajudar nesta missão. Ao fim do dia foi feita a Oração da Noite (Completas), conduzida pela juventude anglicana.
Na manhã de domingo foram encaminhadas as eleições, que fazem parte do processo conciliar, e realizada uma linda celebração que teve por pregador o reverendo Ariel Irrazábal. No momento dos encaminhamentos, foram lidas as cartas e assistidos os vídeos de bispos e bispas da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), bem como do reverendíssimo bispo primaz, Naudal Alves Gomes. 
Nas palavras da bispa diocesana Meriglei Simim, “podemos dizer que o tema do Concílio foi muito bem escolhido, [pois] somos verdadeiramente um só corpo”.

Fotos: Divulgação