UNAIDS reconhece trabalho anglicano para autoempoderar comunidade LGBTQIA+

Bispo Maurício Andrade, fundador da Casa A+, e Jéssica Lorraine Ferreira Barros, uma das beneficiárias do Projeto Empodera Mais.

O trabalho da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil junto à comunidade LGBTQIA+ em Palmas-TO, realizado por meio da Casa A+, foi destaque no site da UNAIDS. O projeto tem sido uma importante ferramenta no sentido de autoempoderar as pessoas atendidas.
A iniciativa, que tem à frente o reverendo Magela Neto e conta com apoio da Diocese Anglicana de Brasília, na pessoa do bispo Maurício Andrade, também já foi notícia em nosso site (leia aqui um dos artigos e clique aqui para ler o outro). Agora, veio o reconhecimento internacional. Nossos parabéns a todos/todas os/as envolvidos/as. 🥰
A seguir, confira o destaque dado pela UNAIDS, em seu site, para a Casa A+.

Empreendedorismo social: uma ferramenta para autoempoderar a comunidade LGBTI+

O impacto econômico da pandemia de COVID-19 nas pessoas da comunidade LGBTI+ tem sido enorme. Uma pesquisa de 2020 com mais de 20 mil pessoas LGBTI+ de 138 países mostrou que muitas haviam perdido seus empregos por causa da pandemia. Além disso, membros da comunidade sofreram com mais episódios de discriminação, crimes de ódio e prisões. A criminalização, combinada com o estigma e a discriminação de pessoas LGBTI+ em alguns países, têm dificultado sua capacidade de buscar apoio econômico e em serviços essenciais saúde.
Várias das 23 ONGs beneficiadas pelo Fundo Solidário do UNAIDS no Brasil, Gana, Índia, Madagascar e Uganda estão apoiando organizações LGBTI+ na construção de capacidades econômicas e no estímulo ao impacto social para suas respectivas comunidades por meio de diversos projetos de empreendedorismo social.
No Brasil, aproveitando talentos da comunidade LGBTI+ e profissionais do sexo no tratamento da beleza, a Associação Social Anglicana de Solidariedade do Cerrado (Casa A+) implementou o Projeto Empodera Mais.
“Motivamos pessoas em situação de vulnerabilidade a participar do projeto de empreendedorismo social por meio do fornecimento do Kit Empodera Mais, com equipamentos básicos e suprimentos para o ingresso na profissão de cabeleireira e de tratamento de beleza”, explicou o bispo Maurício Andrade, fundador da Casa+.

Resultados

As habilidades técnicas proporcionaram e encorajaram as participantes no projeto a iniciar negócios em tratamento de beleza que lhes garantiram meios de fazer frente às dificuldades trazidas pela pandemia. As parcerias técnicas com profissionais, um estúdio de beleza e instituições como a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano de Palmas proporcionaram às participantes uma experiência prévia antes de lançarem seus próprios empreendimentos e geraram uma rede profissional para trocar experiências e conseguir novos negócios.
IEAB com informações da UNAIDS
Foto: Reprodução/Casa A+