Lideranças anglicanas celebram decisão da ONU sobre plásticos

Representantes da Comunhão Anglicana nas Nações Unidas estão comemorando a aprovação de um importante acordo internacional sobre poluição causada pelo plástico.
Isso porque, em março deste ano, foi aprovada uma resolução histórica na Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA-5.2), em Nairóbi, para acabar com a poluição plástica e estabelecer um acordo internacional juridicamente vinculante até 2024.
Chefes de Estado, ministros e ministras do Meio Ambiente e outros representantes de 175 nações aprovaram o acordo que trata de todo o ciclo de vida do plástico, desde a fonte até o mar. A produção de plástico aumentou exponencialmente nas últimas décadas e, agora, totaliza cerca de 400 milhões de toneladas por ano – número previsto para dobrar até 2040.
Inger Andersen, diretora Executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), declarou que o acordo é o mais importante no âmbito ambiental multilateral internacional desde o Acordo de Paris pelo clima.

Pressão anglicana

Como observador credenciado na UNEA, o Conselho Consultivo Anglicano (ACC) desempenhou um papel importante nas negociações, pressionando autoridades e representantes dos países ali representados, em nome de toda a comunidade anglicana.
Mas não parou por aí. O ACC também redigiu e co-assinou uma carta das comunidades religiosas à Assembleia alertando que o mundo está “enfrentando uma tripla crise planetária de mudança climática, perda de biodiversidade e poluição”, e pedindo aos Estados que reconheçam a poluição plástica como um “fenômeno generalizado e crescente” que requer uma ação global, urgente e coordenada.
IEAB com informações da Comunhão Anglicana e das Nações Unidas
Foto: Reprodução/Comunhão Anglicana