Projeto Emanuel, um ponto de luz em plena Curitiba (PR)

Em Curitiba, moradores em situação de rua encontram um motivo a mais para sorrir: é o Projeto Emanuel, iniciativa vinculada à Catedral Anglicana de São Tiago, e que atende, a cada 15 dias, cerca de 200 pessoas na Praça Tiradentes – no centro da cidade.

Mudança de local: para o bem de todos

Antes da pandemia, a distribuição dos alimentos era feita na sede da Catedral – e isso envolvia uma série de outras atividades lúdicas. Mas com a situação de emergência sanitária imposta pela Covid-19, optou-se por fazer essas distribuições ao ar livre.
Naturalmente, foi necessário simplificar também os atendimentos, diminuir os abraços, mas não o amor. Este continua dando o tom dos trabalhos… e multiplicando-se a cada dia.

Melhorias para melhor servir

Neste período da pandemia, o time da Catedral não cruzou os braços. Voluntários e voluntárias foram atrás de novas parcerias e conseguiram revitalizar a cozinha e o salão paroquial. Também foram comprados novos equipamentos (fogão industrial e geladeiras). Certamente, tais melhorias irão dar um impulso ainda maior às ações nos próximos meses.

Voluntariado

O Projeto Emanuel é viável graças à doação e ao empenho de voluntários. São pessoas religiosas, não-religiosas, jovens, adultos, idosos, homens, mulheres… enfim, seres humanos comprometidos com o bem comum. E sabe o que é melhor? Você pode fazer parte disso doando seu tempo e talento. Basta entrar em contato através deste link

Tive fome e me destes de comer

Atualmente, a Catedral de São Tiago conta com vários parceiros para realizar esse trabalho, incluindo a Pastoral do Povo da Rua. Aqui, se vê um ecumenismo prático, muito além das disputas teológicas daqueles que se fecham em seus escritórios e fecham os olhos para aquilo que o próprio Jesus orientou: “[…] tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me” (Mateus 25:35).
Fotos: Reprodução