Casa A+ promove curso de capacitação na área da beleza
Todos sabemos o quanto ter uma profissão pode fazer a diferença na vida das pessoas. Num país onde as oportunidades de emprego formal são cada vez mais escassas, e onde a precarização nas condições de trabalho é uma realidade cada vez mais frequente, ter um ofício pode ser a saída para driblar a crise e conseguir a tão sonhada independência financeira. Foi pensando nisso que a Casa A+ criou o Projeto Empodera Mais e, desde o dia 4 de outubro, tem dado capacitação nas áreas de estética e beleza para 12 pessoas.
A ação, que se estenderá durante os meses de outubro e novembro, está sendo realizada no estúdio de beleza Sete Cosméticos, localizado em Palmas (TO), parceiro local da Casa A+.
Roda de Conversa e apoio do UNAIDS
O primeiro dia de encontro foi aberto com uma Roda de Conversa sobre a experiência de vida de cada um/a dos/das participantes. O curso, que nesta primeira etapa contemplará o básico de cabeleireiro, tem apoio do Fundo Solidário para Empreendedorismo Social para Populações-Chave do UNAIDS. Mundo afora, esse Fundo promove o empreendedorismo, proporcionando geração de emprego, renda e crescimento econômico aos/às participantes.
O público-alvo atual dessa capacitação é: população LGBTQIA+, mulheres, jovens e pessoas vivendo com HIV.
Conteúdo programático
Quem finalizar o curso aprenderá temas diversos, que variam desde avaliação capilar, tricologia e técnicas de lavagem do cabelo, até o manuseio de toalhas, escova simples, escova progressiva, escova modelada, botox capilar e coloração. Eles/elas também passarão por workshops sobre empreendedorismo e planejamento financeiro.
Esperança
“Durante o primeiro encontro, fizemos um bate-papo para trocarmos experiência uns/umas com os/as outros/outras. As palavras esperança e oportunidade foram as que mais apareceram. Para alguns/algumas, esta será uma oportunidade de ter uma profissão que os/as realize! Para outras, foi a luz no fim do túnel, já que estão sem emprego porque engravidaram e, ao retornarem aos seus postos, foram demitidas. Então, esta oportunidade está sendo muito importante. Sei que os desafios são grandes, mas seguiremos dando todo apoio e incentivando”, afirmou o coordenador da Casa A+, reverendo Magela Neto.