10 maneiras de engajar a sua Igreja na Campanha Primavera para a Vida

Cristãs e cristãos de todo o Brasil são convidados a participar da 21ª edição da campanha Primavera para a Vida (PPV), organizada pela Coordenadoria Ecumênica de Serviço, a CESE. Mas o que é a PPV? É uma ação que, anualmente, busca mobilizar pessoas de fé, bem como a sociedade como um todo, para temas de grande relevância nacional.
Este ano, a campanha aborda o caminho da verdade como um princípio cristão que produz paz e justiça, denunciando os danos que a cultura de produzir e difundir “Fake News” tem causado em nossa sociedade, de modo mais particular em nossas igrejas.
Não por acaso, o tema da PPV 2021 é: “Buscar a Verdade: um compromisso de fé”, que foi inspirado no livro de Provérbios, onde diz: “Guarda os teus lábios de falarem enganosamente, quem diz a verdade manifesta a justiça.” (Pv 12:17ª). Sábias palavras, né?!
Nós, da IEAB, pensamos em 10 maneiras para engajar a sua comunidade na PPV:
  1. Promovendo rodas de conversa sobre o tema
  2. Colocando o tema dentro da homilia/prédica, de modo a conscientizar pessoas
  3. Compartilhando nas suas redes sociais os materiais da PPV
  4. Baixando e estudando o documento “Buscar a Verdade: um compromisso de fé
  5. Incentivando grupos de diálogo sobre o referido documento (acima)
  6. Tentando entender, na bíblia, as consequências da mentira (fake news é uma mentira)
  7. Buscando a orientação de Deus para não compactuar com fake news
  8. Mostrando aos seus familiares que nem tudo que vem no WhatsApp é verdade
  9. Escrevendo textos e/ou pequenas reflexões sobre o assunto
  10. Compartilhando o link dessa notícia com o maior número de pessoas que puder
E aí, animou? Então mãos à obra! 😉

Histórico da Campanha

Realizada desde o ano 2000, a Campanha Primavera para a Vida aborda, a cada ano, um novo tema. A CESE oferece subsídios bíblicos e teológicos para que as igrejas trabalhem nas suas reuniões, encontros, catequeses, estudos bíblicos e escolas dominicais. A Campanha busca associar a temática da justiça, paz e integridade da criação a outros temas de interesse da sociedade.
Em sua primeira edição, trabalhou o tema “Vamos todos juntos semear justiça”. Na edição de 2002, refletiu sobre a necessidade de “Semear solidariedade e paz”. Em 2003, voltou-se para uma das carências que mais aflige o país e clamou por “Pão e paz”. Em 2004, buscou animar a juventude brasileira a se engajar na construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, com o tema “Juventude e paz”. E em 2005, exortou a sociedade a sonhar com uma “Cidade de paz”.
Os anos seguintes abraçaram as seguintes reflexões: “Mulheres e homens construindo cidades de paz” (2006); “Direitos e justiça para a paz” (2007); “Direitos e justiça: uma ação para crianças” (2008); “Direitos e justiça” (2009); “Justiça ambiental” (2010); “Direitos e justiça ambiental: cuidar de nossa casa comum” (2011); Justiça ambiental na perspectiva de direitos (2012); “Direitos humanos, desenvolvimento e justiça” (2013); O bem que você faz muita gente compartilha” (2014); “Eu respeito a diversidade religiosa e você?” (2015); “Direito à vida da juventude” (2016); “O clamor dos povos e da terra ferida: mineração aqui não!” (2017); Bem-aventuradas as vidas que defendem os direitos, a justiça e a paz” (2018); “Águas da resistência – ‘… porque tive sede e me deste de beber´ (Mt. 25,35b)” (2019). Em 2020, em decorrência da pandemia Covid-19, abordou o tema “As fomes do povo e as partilhas do reino de Deus em tempos de pandemia – ‘Porque tive fome, e me destes de comer’ (Mt 25.35a)”.

Imagem: Ateliê 15