Lambeth 2022: crescimento ao longo das gerações na Nova Zelândia

A bispa da Nova Zelândia, Eleanor Sanderson, acredita na importância do discipulado para a construção de comunidades fortes e atuantes. À equipe da Conferência de Lambeth, ela explicou como a igreja na sua área tem vindo colocado isso em prática ao longo das gerações. Eleanor Sanderson é bispa na Igreja Anglicana de Aotearoa, Nova Zelândia e Polinésia, e bispa assistente na diocese de Wellington.
Confira:
“Penso que o discipulado significa algo realmente poderoso. Sempre pensei no discipulado como o viver uma vida moldada por Jesus. E esse tem sido o trabalho da nossa Comunhão Anglicana nos últimos 10 anos. Jesus discipulou construindo uma comunidade de pessoas que vivem profundamente juntas, e os meus primeiros convites para o discipulado foram feitos por pessoas que vivem vidas moldadas por Jesus”, disse.
Na Diocese de Wellington, a bispa tenta criar lugares onde as pessoas tenham a oportunidade de viver em comunidade e partilhar profundamente as suas vidas em conjunto.
“Vivo numa comunidade residencial intencional com estudantes. E vivemos um ritmo de vida em conjunto; uma vida de partilha de comida e companheirismo, um ritmo de oração diário e discipulado semanal nas nossas diferentes casas comunitárias, e um claro padrão de missão em conjunto com a qual estamos envolvidos através da capelania da universidade. Para mim, o discipulado e a comunidade estão intimamente ligados”.
De acordo com a bispa Eleanor, discipulado é uma questão de partilha
“Na nossa Diocese temos sido claros que, em quaisquer aspectos da vida eclesial em que nos encontramos, quer sejamos parte de uma paróquia, quer façamos parte de uma nova comunidade monástica, ou façamos parte de um lugar intencionalmente residencial, o discipulado permeia tudo. Discipulado é partilhar a Palavra de Deus juntos, partilhar comida juntos, partilhar a nossa vida e rezar juntos, e com uma missão e foco claros”.
Eleanor entende também que o discipulado é o núcleo da igreja. “Jesus pediu que fôssemos fazer discípulos. Sinto que, como igreja, entendemos mal. Passamos muito tempo e energia tentando construir a igreja e, na verdade, não conseguimos nem formar as pessoas ao nosso lado; quanto mais fazer e crescer discípulos. Assim, pela minha experiência, a maioria das pessoas pode sentir-se pouco confiante no discipulado, apesar de ser essa a coisa principal a que fomos chamados a fazer”.
“Penso que a nossa igreja pode ter medo da formação [que faz discípulos], porque no fundo todos nós nos sentimos inseguros. A realidade é que, enquanto humanidade, vamos fumegar e cair. Mas quando olhamos para todos os discípulos, eles se atrapalhavam e caíam de formas diferentes, e isso fazia parte de ser discípulo. Por isso, precisamos ser humildes, colocando-nos na condição de aprendiz”.
A Diocese de Wellington tem feito do discipulado uma prioridade chave. “Falamos intencionalmente de discipulado e investimos em ferramentas de discipulado”.
“Uma das coisas de que estamos particularmente conscientes no nosso contexto de envelhecimento demográfico, é que o discipulado é sempre intergeracional. Na comunidade próxima de Jesus, esse ‘oikos’ de família alargada eram homens, mulheres e crianças. E uma das coisas que sinto que aconteceu, particularmente num contexto ocidental da igreja, é que o apelo geográfico para fazer discípulos foi ouvido de forma muito clara, mas o apelo geracional ao discipulado, que estava implícito no povo de Deus, foi por vezes esquecido”.
“Esquecemo-nos ou não soubemos como viver a profundidade intergeracional, partilhando as boas novas com os filhos dos nossos filhos, etc. Nunca mais devemos estar nesta posição, onde os nossos filhos e os filhos dos nossos filhos não são uma parte normal da nossa família alargada de igreja”.
Com informações da Conferência de Lambeth
Texto/Adaptação: Comunicação IEAB
Imagem: Reprodução