Recursos para celebrar o Tempo da Criação 2021

Anualmente, o Tempo da Criação é celebrado por dezenas de milhares de cristãos em todo o mundo. Durante esse tempo, são promovidas ações e orações pela proteção da criação de Deus. As celebrações tiveram início em 1° de setembro, Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, e se estenderão até 4 de outubro. 
Esse é um momento especial, dedicado ao Criador e ao nosso próximo. Alguns oram, outros realizam projetos ou promovem ações. Mas todos protegem a criação.
Neste ano, o tema é: “UMA CASA PARA TODOS? RENOVANDO O OIKOS DE DEUS”.
Oikos é a palavra grega para “casa” ou “família”. Ao enraizar o tema proposto, no conceito de oikos, celebramos a rede integral de relações que sustentam o bem-estar da Terra.
O símbolo do Tempo da Criação deste ano também é bastante emblemático: representa  a tenda de Abraão, simbolizando o compromisso em salvaguardar um lugar para todos que compartilham a casa comum, assim como Abraão fez no Livro de Gênesis.
A simbologia da tenda pode ser colocada nas liturgias ou eventos ao longo do Tempo da Criação, como símbolo da intenção da igreja de criar uma casa para todos.

Participe!

Indivíduos e igrejas são convidados para participar através da oração, de projetos de sustentabilidade, ou de mobilização.
Oração: Organize um momento de oração que una todos os cristãos para cuidar da nossa casa comum – aproveite a internet para realizar um evento online com muitas pessoas.
Sustentabilidade: Conduza um projeto de sustentabilidade que ajude toda a criação a prosperar – que tal o plantio de mudas de mata nativa aí na sua cidade?
Mobilização: Levante a voz pela justiça climática participando ou conduzindo uma campanha contínua, como o movimento de desinvestimento em combustíveis fósseis, fim das queimadas florestais, etc.
Que este Tempo da Criação renove o chamado batismal de todos e todas no sentido de cuidar e sustentar esta virada ecológica para que as muitas vidas do planeta possam florescer, e todas as criaturas consigam encontrar o seu lugar em nossa casa comum.

Materiais gratuitos

Clique aqui e baixe o Guia de Celebração 2021. Ele vai te ajudar a entender e participar do Tempo da Criação.
IEAB com informações do Renovar Nosso Mundo
Imagem: Reprodução