Reverendo da IEAB é eleito para o conselho da Societas Liturgica

O reverendo e pesquisador anglicano Luiz Coelho acaba de ser eleito para o conselho da Societas Liturgica. Essa é a segunda vez que um latino-americano ocupa o cargo no conselho da instituição – antes dele, a reverenda presbiteriana Gláucia Vasconcelos Wilkey havia sido a primeira representante da América Latina por lá.

Mas o que é a Societas Liturgica?

É uma Sociedade ecumênica de estudo da liturgia, cuja membresia necessita de indicação por membros já existentes, e precisa ser validada nos congressos bianuais. O grupo é sempre composto por pesquisadores e pesquisadoras que realizam estudos nesta área do conhecimento. O conselho da Societas Liturgica toma medidas práticas referentes à Sociedade, especialmente relativas à publicação (periódico) Studia Liturgica.
Ao todo, foram eleitos 3 pesquisadores para um mandato de 4 anos, e um quarto pesquisador para um mandato de 2 anos – para cobrir o mandato de um dos membros do conselho que foi eleito presidente, como é praxe.
“Minhas expectativas dentro do conselho da Societas Liturgica são no sentido de incentivar maior participação de iberoamericanos, sugerir expandir o espanhol como língua de trabalho da Sociedade (atualmente, as três línguas oficiais são inglês, francês e alemão) e contribuir para o propósito da Sociedade, que é pensar a liturgia como orgânica às comunidades cristãs, modo criativo de linguagem do povo de Deus”, afirmou Luiz.
“Numa época em que vivemos um retrocesso no campo litúrgico, com muitas comunidades regressando a uma idolatria da tradição mais tardia (medieval), consolidada em hierarquias que se manifestam até no próprio espaço litúrgico, como degraus e comungatórios, e uma certa nostalgia de estilos artísticos norte-europeus, a pesquisa em termos de liturgia é importante para dar a nós um senso de liturgia popular, horizontal e latino-americana”, completou.
Passaram pela Societas Liturgica nomes como Wiebe Vos, Jean-Jacques von Allmen, Pierre-Marie Gy, Thomas Tallis e Robert Taft, além de diversos outros acadêmicos e pesquisadores de diferentes confissões cristãs, incluindo católicos, anglicanos, metodistas, reformados, luteranos e ortodoxos.

Custódio do LOC

Além de ser reverendo na Diocese Anglicana do Rio de Janeiro, Luiz também é custódio do Livro de Oração Comum (LOC). “O LOC não é só um livro litúrgico, ele representa o que cremos coletivamente. O custódio do LOC assegura que as liturgias oficiais da Igreja estejam em conformidade com o livro-padrão. Também participa da Comissão Nacional de Liturgia, neste caso, da IEAB, como membro ex-officio”, explicou.

Saiba mais

Se quiser conhecer mais a Societas Liturgica, acesse: www.societas-liturgica.org.