João Yasoji Ito: uma história de entrega e missão

Conhecer a história daqueles que nos precederam na fé é muito importante por várias razões. Uma delas é que passamos a compreender que boa parte das nossas comunidades foram construídas na base de muito esforço, suor e luta. Também pelo fato de que, pelas histórias daqueles que nos antecederam, temos uma razão a mais para nos inspirar e seguir adiante… mesmo quando tudo e todos querem nos fazer desanimar.
Hoje, nós vamos apresentar um pouco da vida do reverendo João Yasoji Ito. As informações aqui compartilhadas foram retiradas da Revista de Cultura Teológica da PUCSP, dos perfis nas redes sociais da Diocese Anglicana de São Paulo e da Diocese Anglicana de Brasília, e do site da Paróquia Santíssima Trindade (SP). Boa leitura!

Chegada ao Brasil

A partir do ano de 1908, começam a chegar ao Brasil imigrantes japoneses que se dedicaram à agricultura e estabeleceram colônias principalmente no estado de São Paulo. 
Para lhes prestar assistência espiritual, decide vir também do Japão o missionário anglicano João Yasoji Ito, cujo empenho evangelizador se mostra eficaz, pois muitos se converteram.

Uma igreja de todos e para todos

Ito desempenhou várias atividades em prol de sua missão e buscou [fazer com] que as comunidades que fundou não fossem reconhecidas como igrejas dos japoneses, mas se incorporassem à sociedade brasileira
Esse representa um importante episódio da história do protestantismo no Brasil, uma vez que essa história é geralmente ligada à vinda de missionários da América do Norte.

Altar da primeira capela da Paróquia de São João – fundada pelo missionário João Yasoji Ito – no dia de Ação de Graças, em 1952. E a cerimônia de consagração do novo templo da Paróquia de São João, em 1967.

História de vida

Após sobreviver a um naufrágio, Yasoji Ito dedicou sua vida à palavra de Deus. Com muita energia e determinação, andou milhares de quilômetros a pé, a cavalo, de trem, de caminhão, de embarcações, para levar conforto e esperança a milhares de pessoas.

Combateu o bom combate

Durante sua vida, o reverendo batizou mais de 2.500 pessoas, fundou mais de 30 missões e coordenou a formação de 7 sacerdotes. Servo de Deus, abnegado missionário, levou o evangelho aos imigrantes japoneses por mais de quatro décadas. 
Faleceu em agosto de 1969, mas continua vivo por meio de suas obras e na lembrança de todos que o conheceram.

Fotos: Acervo Paróquia de São João