
Conhecer a história daqueles que nos precederam na fé é muito importante por várias razões. Uma delas é que passamos a compreender que boa parte das nossas comunidades foram construídas na base de muito esforço, suor e luta. Também pelo fato de que, pelas histórias daqueles que nos antecederam, temos uma razão a mais para nos inspirar e seguir adiante… mesmo quando tudo e todos querem nos fazer desanimar.
Chegada ao Brasil
A partir do ano de 1908, começam a chegar ao Brasil imigrantes japoneses que se dedicaram à agricultura e estabeleceram colônias principalmente no estado de São Paulo.
Para lhes prestar assistência espiritual, decide vir também do Japão o missionário anglicano João Yasoji Ito, cujo empenho evangelizador se mostra eficaz, pois muitos se converteram.
Uma igreja de todos e para todos
Ito desempenhou várias atividades em prol de sua missão e buscou [fazer com] que as comunidades que fundou não fossem reconhecidas como igrejas dos japoneses, mas se incorporassem à sociedade brasileira.
Esse representa um importante episódio da história do protestantismo no Brasil, uma vez que essa história é geralmente ligada à vinda de missionários da América do Norte.

Altar da primeira capela da Paróquia de São João – fundada pelo missionário João Yasoji Ito – no dia de Ação de Graças, em 1952. E a cerimônia de consagração do novo templo da Paróquia de São João, em 1967.
História de vida
Após sobreviver a um naufrágio, Yasoji Ito dedicou sua vida à palavra de Deus. Com muita energia e determinação, andou milhares de quilômetros a pé, a cavalo, de trem, de caminhão, de embarcações, para levar conforto e esperança a milhares de pessoas.
Combateu o bom combate
Durante sua vida, o reverendo batizou mais de 2.500 pessoas, fundou mais de 30 missões e coordenou a formação de 7 sacerdotes. Servo de Deus, abnegado missionário, levou o evangelho aos imigrantes japoneses por mais de quatro décadas.
Faleceu em agosto de 1969, mas continua vivo por meio de suas obras e na lembrança de todos que o conheceram.
Fotos: Acervo Paróquia de São João