Novo templo da IEAB está sendo construído no Alto Vale do Itajaí

A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), sempre atenta à tarefa de espalhar a Boa Nova a todos e todas (Mc 16:15), empreende, com o apoio de anglicanos apaixonados pela missão, uma série de ações no sentido de abraçar e acolher um número cada vez maior de pessoas. 
E isso inclui, de tempos em tempos, a criação de novos espaços físicos que propiciem a partilha comunitária, como o templo que começou a ser construído na cidade de Pomerode-SC.
Município vizinho a Blumenau, Indaial, Timbó, Jaraguá do Sul e Rio dos Cedros, a cidade é conhecida por ser “a mais alemã do Brasil”. Com um polo industrial bem desenvolvido, atrai, até os dias de hoje, famílias de várias partes do país, e também do exterior, em busca de melhores oportunidades, um clima agradável e a tranquilidade típica de cidades do interior.
Neste sentido, o templo anglicano, o primeiro do alto Vale do Itajaí, deverá ser um local de acolhimento aos que chegam, mas também de anúncio de uma nova forma de viver a fé.

Trabalho missionário desde 2016

Um dos que está à frente do projeto é o postulante às Sagradas Ordens na IEAB, Lucas Schumacher. Segundo explicou, a IEAB está presente na região, como um projeto missionário, desde 2016. Mas foi em maio de 2020 que a Pedra Fundamental do templo foi lançada. À época, na presença de aproximadamente 50 pessoas, entre membros, simpatizantes e clérigos/as da Diocese Meridional – que é a responsável por esta região.
“Penso que, como parte da Igreja de Cristo, as obras não iniciaram apenas com a construção do templo, mas, sim, em cada atividade que realizamos no alto Vale do Itajaí, seja nos cultos, nas salas de casas, garagens ou capelas cedidas principalmente por lares de idosos, onde celebramos mensalmente”, pontua Lucas. “Nossa expectativa é de que possamos abrir as portas do templo e realizar a consagração no final de setembro, início de outubro”, completa.

Anglicanos na região

Há algumas famílias anglicanas nesta região que, naturalmente, serão presença frequente aos serviços litúrgicos do novo templo. Mas não para por aí. As portas estão abertas para todos. “Casais homoafetivos também nos procuram e estão bem envolvidos nas atividades, alguns carregam traumas de exclusão e preconceito em suas igrejas anteriores”, explica Schumacher.

Presença da IEAB na sociedade

O bispo diocesano Humberto Maiztegui falou da importância do templo, e enfatizou que a “Igreja não são os templos, mas sim a comunidade”. “Os templos são referências importantes que ajudam para que pessoas se identifiquem com a Igreja e se organizem. Sem dúvida, este é um passo relevante, e que ajuda no reconhecimento da presença da IEAB na sociedade”, disse.
Perguntado sobre quais desafios ele vislumbra para essa nova fase da missão, e tendo como pano de fundo o fato dessa ser uma região predominantemente luterana e católica, dom Humberto se mostrou confiante na construção de um “caminho de inculturação e diálogo”.

Um lugar para chamar de nosso

Na opinião da reverenda Keila Bilched, o templo torna concreto o trabalho que tem sido feito na região. “As pessoas gostam dos encontros nos lares, mas sempre é importante ter um local em que chamemos de ‘nosso’. Cada pessoa pode sentir que ali é sua casa também, se sentir pertencente a uma comunidade de amor e fé. O templo torna concreto esse sentimento e o trabalho que vem sendo realizado”, afirma. Keila é, atualmente, a clériga responsável pela ligação entre a Diocese Meridional da IEAB e a comunidade do Alto Vale do Itajaí.

“Gostaria de agradecer imensamente às pessoas que estão, de alguma forma, envolvidas nesse trabalho na região do Alto Vale, anglicanas ou não. Eu sou a responsável, não resido na região, mas me sinto muito feliz em ver que a liderança local e as pessoas possuem um espírito de união, trabalho e acolhida bem característicos do povo local, e isto está possibilitando a realização de grandes coisas sem precisar da minha presença física. O povo do Alto Vale é uma bênção! Aquelas pessoas que estão começando a caminhar na igreja Anglicana são pessoas que realmente acreditam nesse projeto e estão lutando para que ele se concretize”, conclui Keila.

Você pode ajudar

Caso queira contribuir para o andamento das obras, todo apoio ainda é bem-vindo, seja ele espiritual, através da oração, ou financeiro. Para saber mais, ligue: (47) 99944-2365.