Conferência de Lambeth – Diálogos sobre fé e ciência

A Conferência de Lambeth pretende debater assuntos relevantes para a Igreja e o mundo, explorando “O que significa ser a Igreja de Deus para o Mundo de Deus” na próxima década. Neste sentido, é inegável que a ciência e a tecnologia serão dois dos grandes temas a serem explorados na Conferência.
Esse é também o foco de uma nova Comissão de Ciência da Comunhão Anglicana que será copresidida pelo arcebispo Thabo Makgoba e pelo bispo Steven Croft. A Comissão Científica da Comunhão Anglicana está sendo coordenada pelo professor Andrew Briggs, da Universidade de Oxford, e pelo reverendo Dr. Stephen Spencer, em nome do Gabinete da Comunhão Anglicana. 

Por que a Igreja deveria preocupar-se com a ciência?

A ciência e a tecnologia dão um enorme contributo para as nossas vidas e para o nosso mundo. O ritmo das mudanças no campo científico está possibilitando enormes avanços em numerosas áreas, incluindo medicina, saúde, comunicações, transportes, informação artificial, agricultura, negócios e indústria.
Mas o conhecimento científico também apresenta uma vasta gama de questões éticas. Como gerir a privacidade pessoal num mundo movido por dados? Como podemos proteger os recursos naturais da Terra contra o impacto da industrialização em massa? Que implicações tem a inteligência artificial no mercado da mão-de-obra humana a nível mundial – desemprego em massa ou trazendo novas possibilidades?
Em torno da Comunhão Anglicana, milhões de cristãos e cristãs trabalham em cargos importantes nas indústrias da ciência e tecnologia. E muitos bispos nos seus papéis de líderes da Igreja e da comunidade estão trabalhando lado a lado com a comunidade científica para encontrar respostas ao impacto humano nas questões globais – incluindo o combate à pobreza, a prevenção de doenças e as alterações climáticas.
Ser informado pela ciência, colaborar com a comunidade científica e trazer a voz ética da fé ao debate científico será uma parte importante da missão da Igreja num mundo cada vez mais moldado pela ciência e pela tecnologia.
Se quiser conhecer um pouco mais sobre esse assunto, clique aqui e confira a série de vídeos que buscam responder as razões pelas quais a igreja “deveria preocupar-se com a ciência”.
Fonte: Lambeth Conference
Imagem: Reprodução