Julho das Pretas – Entrevista com a reverenda Eliane Cristina

Neste Julho das Pretas de 2021, a iniciativa Empodere Sua Irmã (ligada à Igreja Episcopal Anglicana do Brasil) conversou com Eliane Cristina, mulher negra e reverenda da Diocese Anglicana do Recife. Na conversa, Eliane falou um pouco sobre sua vida e ministério.
Confira:
Empodere Sua Irmã – Reverenda Eliane Cristina, é um prazer para nós da equipe do Empodere Sua Irmã dialogar com você e poder partilhar de sua experiência pessoal e ministerial no contexto da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil. Então, para iniciar essa boa prosa, nos fale um pouco sobre você e sua comunidade.
Revda. Eliane Cristina: Obrigada. Bem, sou Eliane Cristina Vieira, professora e presbítera da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, servindo na Paróquia Anglicana Boas Novas, em Caaporã/PB, e à Missão Maria Madalena, em João Pessoa/PB. São comunidades pequenas, porém com celebrações e atividades pastorais regulares: momentos de oração, batismos, celebrações da Santa Eucaristia; pastorais da Mulher, LGBTQIA+ e pessoas idosas.
Na Paróquia das Boas Novas, desenvolvemos dois projetos sociais há 10 anos: Sabor da Vida e Festas (doces e salgados), voltado para as Mulheres, e Que Massa (pães), voltado para adolescentes e jovens. Em João Pessoa, vamos começar um projeto social com oficinas de bolos de potes para adolescentes, mulheres. Enfim, nos colocamos à disposição da comunidade para servir e procurar transformar as estruturas injustas da sociedade oportunizando melhores condições de vida para as pessoas em situação de risco e com vulnerabilidades.
Empodere Sua Irmã – Como você percebeu sua vocação ministerial?
Revda. Eliane Cristina: Percebi meu chamado para o ministério e minha vocação ainda quando adolescente. Meu envolvimento com todos os ministérios da Igreja; a chama ardente do amor de Deus pelas pessoas mais carentes para que pudessem mudar suas realidades de opressão e injustiça social. Tinha enorme satisfação de participar dos “mutirões missionários” onde as pessoas podiam aprender mais sobre Deus e, assim, fossem libertas dos jugos e vícios.
Apesar de experienciar uma fé numa Igreja conservadora e anti-ecumênica, sempre vivi uma fé libertadora e, por isso, quebrava as normas e as regras. Só depois, na fase adulta, quando eu tinha meus 27 anos, foi que conheci a IEAB – Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.
Empodere Sua Irmã – Porque você escolheu viver seu ministério ordenado na IEAB?
Revda. Eliane Cristina: A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil é onde me sinto realizada. Posso viver a experiências das várias Teologias com convicção de que as pessoas, os demais seres, o universo, a natureza são expressões do sagrado e quando buscamos verdadeiramente o bem-estar comum há uma conexão com a Força Criadora (Ruah, Javéh, Deus, Oxalá…). E o que mais me encantou na IEAB foram “As Marcas da Missão”; acredito ser o Evangelho Completo, integrador do Nosso Senhor Jesus Cristo.
Empodere Sua Irmã – Quando sua consciência de mulher negra nordestina surge, e como essa condição interfere em seu ministério pastoral?
Revda. Eliane Cristina: A minha consciência de mulher negra nordestina se deu depois de muito “penar”. A minha família é de ancestrais índios, caboclos e negros. Porém, não fui educada para não ter preconceito, muito embora tendo toda essa miscigenação, mas não me reconhecia como negra. Sofri muito preconceito por causa dos meus cabelos (afros, nem sei se era mesmo). Era uma transição; porém, eu fazia o possível para “alisá-los”. Só depois de bem adulta é que aceitei a minha negritude e comecei a combater o racismo e a discriminação que está muito entranhada nas brincadeiras e em alguns comportamentos e ações nas famílias, nas escolas.
Enquanto reverenda ou “pastora”, tenho, na maioria das vezes, que me impor por conta do meu jeito, das minhas colocações e posicionamentos com relação ao diálogo inter-religioso, estando mais próxima das religiões afro, já que as Igrejas Cristãs se fecham para o diálogo e ao acolhimento às pessoas homoafetivas. No geral, não me importo com a forma como me “olham”, sigo resistindo e fazendo o que sinto que seja da vontade divina: O amor e a misericórdia para com todos os seres, pessoas e toda forma de amor.
Está gostando da entrevista até aqui? Então confira a íntegra no site do Empodere Sua Irmã.
Com informações do Empodere Sua Irmã