Lambeth 2022 – Começaram as conversas episcopais pré-Conferência

Bispos e bispas anglicanos começaram a preparação para a Conferência de Lambeth em 2022. De modo online, via Zoom, a primeira rodada de Conversas Episcopais (Bishops’ Conversations) – que fazem parte dessa preparação – aconteceu entre os dias 6 e 8 de julho, e a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) participou ativamente.

 

TUDO ONLINE

Este ano, as Conversas Episcopais ocorrerão em sessões online. Pelo ineditismo quanto ao formato, elas tiveram de ser elaboradas por um Grupo de Trabalho especificamente designado. Seus membros incluem: bispa Emma Ineson (presidenta); bispo Anthony Poggo (conselheiro do arcebispo da Cantuária para Assuntos da Comunhão Anglicana); reverendo professor Joseph Galgalo (Igreja Anglicana do Quênia), bispo Pradeep Samantaroy (Diocese de Amritsar, Norte da Índia), lorde Stephen Green (presidente dos Fiduciários) e Matthew Frost (membro do Conselho de Arcebispos).
A bispa Emma Ineson explicou que “planejar, orar e preparar-nos para as Conversas Episcopais tem sido um verdadeiro deleite e privilégio. Nos últimos meses, o Grupo de Trabalho da Conferência e as equipes de planejamento mais amplas trabalharam arduamente para criar um programa destinado a ajudar bispos e bispas a se conhecerem melhor, orar, estudar a Bíblia e discutir questões essenciais da Igreja e globais. Damos as boas-vindas a todos e todas que estão participando – e oramos para que o espírito de Deus guie nossas discussões.”
Por meio de estudos bíblicos e discussões guiadas, os bispos e bispas também serão incentivados a compartilhar como a pandemia COVID-19 está impactando seus diferentes contextos.

 

LAMBETH

Convocada pelo arcebispo da Cantuária para 2022, a Conferência de Lambeth, que deverá ocorrer de modo presencial, é um encontro internacional de bispos anglicanos, debruçando-se sobre os assuntos da Igreja e do mundo e a missão global da Comunhão Anglicana para a década que se segue.
O tema da próxima Conferência é “A Igreja de Deus para o Mundo de Deus – caminhar, escutar e testemunhar em conjunto”. A Conferência irá explorar o que significa para a Comunhão Anglicana ser responsiva às necessidades de um mundo do século XXI.

 

A CADA 10 ANOS

Reunindo-se de dez em dez anos desde 1867, a Conferência de Lambeth é um dos quatro Instrumentos de Unidade da Comunhão Anglicana. O evento de 2022 será a 15ª Conferência de Lambeth.

 

165 PAÍSES

De acordo com os organizadores, mais de mil bispos(as) e cônjuges viajarão para participar da Conferência. Eles e elas representarão igrejas e comunidades Cristãs de cerca de 165 países da Comunhão Anglicana.

 

OBJETIVO

A Conferência de Lambeth tem como objetivo fornecer recursos, inspirar e encorajar os bispos nos seus ministérios locais, apoiando assim as suas funções pastorais e de liderança na vida e missão da Igreja.
Para muitos dos bispos participantes, é uma oportunidade rara de conhecer os seus semelhantes ao redor do mundo, de aprender uns com os outros e de partilhar experiências ministeriais.

Foto: Reprodução