Seminário Internacional “Tragédia brasileira: Risco para a Casa Comum?”

Será realizado, nos dias 4, 5 e 6 de maio, de modo totalmente online: https://www.facebook.com/conselhonacionaldeigrejas o Seminário Internacional “Tragédia brasileira: Risco para a Casa Comum?”.
Organizações religiosas, de defesa dos direitos humanos e da sociobiodiversidade conduzem a iniciativa, que contará com representantes de igrejas, pesquisadores, ativistas, estudantes e especialistas de diferentes áreas.
CONTEXTUALIZAÇÃO
O processo de desconstrução da democracia no Brasil experimentado nos últimos anos levou o país a emergências múltiplas: na área religiosa, com os fundamentalismos, na área econômica, com a ruptura do estado de bem-estar social, na área dos direitos humanos, com a violência crescente e o assassínio de grupos vulnerabilizados por suas características étnicas, raciais, sociais, territoriais e de gênero, na área da sociobiodiversidade, com a destruição das florestas, biomas e povos originários, na área da saúde, com a crise sanitária causada pelas inúmeras práticas de responsabilidade administrativa durante a pandemia da Covid-19 que contribuíram para um alto índice de contaminação e óbitos.
As políticas negacionistas do governo federal para o enfrentamento adequado da pandemia transformaram-na na emergência das emergências. Deste modo, o objetivo central do Seminário é analisar o cenário atual de colapso nos sistemas de saúde e de descaso com as políticas sanitárias referenciadas pela ciência, de modo a entender quais riscos o quadro presente pode representar (ou não) para o planeta como um todo – a nossa Casa Comum.
“Ao longo desses três dias vamos aprofundar a análise da conjuntura brasileira à luz das pandemias e mensurar os impactos dos fundamentalismos para a democracia, economia, sociobiodiversidade e a crise sanitária”, explicou a secretária-geral do CONIC, Romi Bencke, acrescentando que a ideia é, também, “estabelecer alianças e estratégias de ação”.
COMO PARTICIPAR?
A atividade é gratuita, virtual e será aberta a todas as pessoas. Para acompanhar, basta acessar pelas redes sociais das organizações promotoras do evento.
QUANDO SERÁ?
Dias 4, 5 e 6 de maio de 2021.
EM QUAL HORÁRIO?
Das 10h00 às 12h30 (horário de Brasília).
Obs.: apenas no dia 04/05 iniciará às 9h30.
REALIZAÇÃO
CBJP, CONIC, CESE, FLD, FEACT-BRASIL, IHU UNISINOS, CNBB/Pastorais Sociais, #RespiraBrasil
APOIO
ISER, PAD, CRB, REPAM Brasil
PROGRAMAÇÃO
Dia 04 de maio
9h30 – Mesa de Abertura
Romi Márcia Bencke: Secretária-geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs e integrante da Coordenação do FEACT-Brasil e do Grupo de Referência da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político. É teóloga pelas Faculdades EST e pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
Olivier De Schutter: Relator Especial da ONU sobre pobreza extrema e direitos humanos desde maio de 2020. Ele foi membro do Comitê de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais da ONU entre 2015 e 2020, e foi o Relator Especial da ONU sobre o direito de alimentos entre 2008 e 2014.
10h00 -11h00
1ª Mesa – Templo e Democracia: os Riscos para a Casa Comum
Rosane Borges: jornalista, pesquisadora colaboradora do Centro Multidisciplinar de Pesquisas em Criações Colaborativas e Linguagens Digitais da Escola de Comunicações e Artes da USP. Doutora e mestre em Ciências da Comunicação. Livros publicados: Esboços de um tempo presente, Mídia e Racismo; Jornal: da forma ao discurso, Rádio: a arte de falar e ouvir, Espelho infiel: o negro no jornalismo.
Jessé de Souza: sociólogo, professor universitário e pesquisador, Area de atuação: Teoria Social, pensamento social brasileiro e estudos teórico/empíricos sobre desigualdade e classes sociais no Brasil contemporâneo. Livros publicados: A Ralé Brasileira, A Radiografia do Golpe, A Elite do Atraso e A Classe Média no Espelho.
Convidado internacional: Rev. Dr. Olav Fykse Tveit, Presidente da Conferência Episcopal da Igreja da Noruega. Tveit foi Secretário-Geral do Conselho Mundial de Igrejas de agosto de 2009 a março de 2020, ocasião em que renunciou ao cargo para tornar-se o Presidente da Conferência Episcopal da Igreja da Noruega.
Mediação: Bispa Marinez Bassoto, Igreja Epsicopal Anglicana do Brasil.
11h15 às 12h30
2ª Mesa – Templo e Mercado: a ameaça dos fundamentalismos confluentes
Magali Cunha: doutora em Ciências da Comunicação, mestre em Memória Social e graduada em Comunicação Social (Jornalismo). É colunista da Carta Capital. Livro publicado: É autora de Explosão Gospel. Um olhar das ciências humanas sobre o cenário evangélico contemporâneo.
Edmilson Schinelo: mestre em Teologia pelas Faculdades Est, graduação em Filosofia Universidade Católica Dom Bosco. Professor da Universidade Católica Dom Bosco – UCDB e assessor/colaborador no Centro de Estudos Bíblicos
Convidado internacional: aguardando confirmação
Mediação: Rev. Sônia Gomes Mota, Mestra em Teologia, Diretora Executiva da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE); Integra a Coordenação do FEACT- Brasil e do PAD
05 de maio
10h00 -11h00
Mística: espiritualidade indígena
3ª Mesa – Direitos Humanos e Sociais: desigualdades agravadas
Benilda Brito: pós-graduada em Psicopedagogia, Mestra em Gestão Social, integra a Plataforma DHESCA, Consultora da ONU e do Nzinga-Coletivo de Mulheres Negras de Belo Horizonte e Ativista pela Educação da rede Malala.
Ailton Krenak: líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta e escritor brasileiro. Organizou a Aliança dos Povos da Floresta, que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia. É comendador da Ordem de Mérito Cultural da Presidência da República e doutor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Livro publicado: Ideias para adiar o fim do mundo.
Convidados internacionais: Monsenhor Bruno-Marie Duffé e Christine Jeangey, Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral.
Monsenhor Bruno-Marie Duffé é doutor em filosofia sobre o pensamento de Hannah Arendt pela Universidade Paris X, Mestre em Teologia pela Faculdade de Teologia Católica de Lyon. Ele foi professor de teologia e vigário episcopal na Diocese de Lyon, foi professor convidado à Universidade de Lovaina e à Universidade do Québec em Montreal. Atuou no Haiti, Ruanda, Kosovo, Lituânia, Ucraína, Argélia, Camarões, Israel e Palestina, em nome da Missão internacional de formação e mediação, pelo Instituto dos Direitos Humanos de Lyon, por mandado das Nações Unidas (Alto Comissariado para os DH e Alto Comissariado para os refugiados). É Secretário do Dicastério Vaticano para o Serviço ao Desenvolvimento Humano Integral desde 2017.
Mediação: Raimundo César Barreto Jr., professor associado no Princeton Theological Seminary, tem doutorado em Religião e Sociedade. Pastor batista com longa caminhada ecumênica, foi Diretor de Liberdade e Justiça da Aliança Batista Mundial, e atualmente coordena o Comitê de Relações Ecumênicas e Interreligiosas das American Baptist Churches (USA). Um dos fundadores da Aliança de Batistas do Brasil, ele também coordena o GT de Religião da Rede nos EUA pela Democracia no Brasil.
11h15-12h30
4ª Mesa – Sociobiodiversidade em asfixia: terra, territórios e povos ameaçados
Luiz Marques: graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, Diplôme d’Études Approfondies (DEA) em Sociologia da Arte – Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris (1979) e Doutorado em História da Arte – EHESS. Livro publicado: Capitalismo e colapso ambiental
Nara Baré: a primeira mulher a assumir a liderança da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab). Ganhadora do Prêmio Franco-Alemão de Direitos Humanos e do Estado de Direito em reconhecimento ao seu compromisso com a proteção do meio ambiente e a defesa dos direitos indígenas.
Convidado internacional: CIDSE – Família Internacional das Organizações Católicas de Justiça Social.
Mediação: Moema Miranda, OFS, é antropóloga e doutoranda em Filosofia. Integra a coordenação da Rede Igrejas e Mineração. É assessora da Comissão Episcopal Pastoral Especial para Ecologia Integral e Mineração, CEEM/CNBB e membro da Coordenação Nacional do Serviço Inter-franciscano de Justiça Paz e Ecologia (SINFRAJUPE). Atua como na assessora na Rede Eclesial Pan-Amazônica, REPAM, tendo participado como Auditora no Sínodo para a Amazônia.
06 de maio
10h00 às 11h00
5ª Mesa – Pandemia e crise sanitária no Brasil
Dr. Gonzalo Vecina: graduado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, Mestre em Administração, Concentração de Saúde, pela EAESP/FGV . Atuou como Secretário Municipal de Saúde de São Paulo, entre 2003 e 2004, Secretário Nacional da Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Foi Diretor Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. Professor Assistente da Faculdade de Saúde Pública da USP desde 1988. Superintendente do Hospital Sírio Libanês desde 2007.
Dra. Aida Cristina do Nascimento Silva: graduada em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade de Brasília e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia. Professora convidada do Instituto de Saúde doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, professora da Escola Politécnica – Universidade Federal da Bahia, pesquisadora e docente do Centro de Pesquisa Gonçalo Muniz.
Convidado internacional: LLM. Peter Prove, Conselho Mundial de Igrejas
Mediação: Rev. Ma.Lusmarina Campos Garcia, teóloga e pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Mestra em Direito na área de direitos humanos e doutoranda em direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro; integra o Instituto de Estudos da Religião (ISER).
11h15-12h30
6ª Mesa – Estratégias e encaminhamentos
João Pedro Stedile: economista, ativista e escritor brasileiro. É graduado em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e pós-graduado pela Universidade Nacional Autônoma do México.
Romi Márcia Bencke: secretária geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs e integrante da Coordenação do FEACT-Brasil e do Grupo de Referência da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político.
Convidado internacional: Thomas Fatheuer – KOBRA
Mediação: Daniel Seidel, mestre em Ciência Política da UnB, membro da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBPJ), assessor da REPAM, integra a coordenação nacional do Movimento Fé e Política.
Mística Final: Coral de Mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
 
CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs