Comitê Diretor da Rede Anglicana de Paz e Justiça se reúne na Inglaterra

O Comitê Diretor da Rede Anglicana de Paz e Justiça (APJN – Anglican Justice and Peace Network) se reuniu em Cuddington, Aylesbury, Inglaterra, de 2 a 5 de dezembro. Em espírito de reflexão e compartilhamento em oração, as pessoas presentes afirmaram e fortaleceram a missão da rede, baseada na 4ª marca da missão: ‘Procurar a transformação das estruturas injustas da sociedade, desafiar toda espécie de violência, e buscar a paz e a reconciliação.’

O grupo recebeu relatórios de várias regiões da Comunhão Anglicana sobre como a Igreja, em particular igrejas anglicanas, tem se envolvido em questões de paz e justiça. Um deles foram os desafios em curso no conflito do Sudão do Sul envolvendo tribalismo político e outras dificuldades que os líderes enfrentam para trazer a paz à região.

Outras preocupações envolveram os efeitos devastadores dos recentes furacões nas Bahamas e no Caribe em geral, que afetaram desproporcionalmente os pobres e vulneráveis. A ocorrência anual nas Índias Ocidentais de tempestades de intensidade muito maior aumentou o medo não apenas durante a temporada de furacões, mas fez as pessoas viverem com o medo durante todo o ano do que a próxima temporada de furacões pode trazer.

Os membros também discutiram questões de migração forçada, a ascensão do nacionalismo em todo o mundo, desafios para os povos indígenas em recuperar sua identidade e herança, casamentos de crianças, declínios nos direitos das crianças e violência de gênero.

O Grupo Diretor da APJN afirmou o objetivo da rede como: capacitar e incentivar anglicanos(as) que trabalham pela paz com justiça de modo a
• caminhar ao lado de quem contribui para a construção da paz
• conectar pessoas com interesses comuns
• solidariedade com quem trabalha para fazer a diferença na vida de pessoas oprimidas em todas as sociedades

As áreas de foco do Grupo Diretor a curto, médio e longo prazo incluem, mas não estão limitadas a, migração, gênero, justiça ambiental; reconciliação; advocacy; justiça econômica; comércio de armas, Igreja Segura, o papel da Igreja em ministrar às pessoas traumatizadas por conflitos.

A rede pediu o apoio orante de toda a Comunhão Anglicana para trazer o Reino de Deus, de justiça e paz para toda a gente.

Estiveram presentes na:

  1. Sue Claydon (Reino Unido)
  2. Dr. Luiz Coelho (Brasil)
  3. Brad Frey (Reino Unido) representando a Christian Aid
  4. Cônego Dr. Phil Groves (Reino Unido), a convocar a reunião
  5. Venerável Katete Jackson Jones (Zâmbia)
  6. Andrea Mann (Canadá)
  7. Dra. Paula Nesbitt (EUA)
  8. Sue Parks (UK)
  9. Samuel Peni (Sudão do Sul)
  10. Cônego Reid Simon (Antigua e Barbuda)
  11. Dr. Alan Wilson (Reino Unido)

Agradecemos os membros do Benefício do Vale de Wichert, na diocese de Oxford, que compartilharam sua hospitalidade com os membros visitantes do Comitê Diretor. Também foram expressos agradecimentos ao Revmo. Dr. Alan Wilson, Bispo de Buckingham (Diocese de Oxford), membro do grupo e bispo local, por suas boas-vindas e incentivo.