Diocese Sul Ocidental realiza 67º Concílio em Bagé

A Diocese Sul-Ocidental realizou, no final de semana de 1º a 03 de novembro/2019, seu 67º Concílio Diocesano, sediado na Paróquia Matriz do Crucificado, na cidade de Bagé/RS. O Concílio contou com um expressivo número de delegados, 73 no total, representado as mais de 50 comunidades anglicanas que abrange o oeste catarinense e oeste gaúcho.
O Concílio deste ano contou com a grata presença do Revmo. Deão Gustavo Oliveira da Catedral do Bom Samaritano da Diocese Anglicana do Recife, e sua esposa, Sra. Anna Luiza Oliveira. A presença do casal é mais um sinal de fortalecimento do companheirismo entre as duas dioceses. O Revdo teve a oportunidade de conduzir um estudo bíblico e a homilia da celebração de encerramento, onde ele trabalhou o tema deste concílio: “Façam tudo com amor” (I Co 16:14).

Presidido pelo Bispo Diocesano, Francisco de Assis da Silva, o 67º Concílio debateu vários pontos importantes para a vida da Igreja, dentre esses temas, pode-se citar como o mais emblemático a adequação dos Cânones Diocesanos aos Cânones Gerais da IEAB, mais especificamente sobre a ratificação da alteração canônica que diz respeito ao casamento igualitário.

Antes da votação, foi aberto espaço para que 03 pessoas favoráveis e 03 pessoas contrárias pudessem falar. As manifestações foram carregadas das experiências e compreensões que cada um tem sobre, por sua vez, o plenário ouviu cada um no mais absoluto respeito, entendendo que o resultado não apontaria um vencedor ou um perdedor, mas vontade da Igreja expressa por seus delegados. Após as manifestações, a delegação conciliar decidiu, por 64 votos favoráveis, 07 contrários e 02 abstenções, que os clérigos da Diocese Sul-Ocidental tem autorização para celebrarem o casamento entre duas pessoas, não apenas entre homens e mulheres.

A Diocese Sul-Ocidental agradece a acolhida da comunidade de Bagé/RS, nas pessoas da Reverenda Ana Maria Esvael Lopes e do Reverendo Rodimar Lopes, pelo emprenho e dedicação na realização do 67º Concílio da Diocese Sul-Ocidental.

Texto: Jonas Brasil