• Matérias
  • Matérias
  • Matérias
  • Matérias
  • Matérias
  • Matérias
  • Matérias
  • Matérias
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Início

Centro de Estudos Anglicanos – desde 1997 a serviço da teologia na IEAB

O Centro de Estudos Anglicanos foi criado em 1997 e, desde então, desempenha importante papel na formação e atualização teológica na Igreja Episcopal Anglicana do Brasil. O CEA é uma das instituições nacionais mantidas pela JUNET (Junta Nacional de Educação Teológica) e sua diretoria é formada pelos membros do Comitê Executivo da JUNET (um bispo, um clérigo e um leigo, além do Coordenador e do Secretário-Geral da IEAB).

O primeiro coordenador do CEA foi o Rev. Francisco de Assis. Na gestão do Rev. Francisco de Assis foram criadas duas publicações – a série “Reflexões” e os cadernos “Partilha Ministerial”.

Em 2001 assumiu a coordenação o Rev. Carlos Eduardo Calvani. No ano seguinte, as duas séries foram fundidas em uma só publicação, a revista Inclusividade, que já está no seu 17º número. No mesmo ano foi lançado o site do CEA na internet e o programa de distribuição de comentários ao lecionário anglicano, idealizado pelo saudoso Bispo Sumio Takatsu.

No ano de 2005 esses comentários foram lançados em uma série de três livros chamados “Pão da Vida” (Anos A, B e C), bem como o livro com os anais do Simpósio Acadêmico de Teologia Anglicana promovido pelo CEA e que foi realizado na cidade de Londrina, PR:

Em 2008 o CEA iniciou a publicação de livros para formação no ministério-leigo. Os dois primeiros publicados foram “Nossa Missão” e “Nossa Fé”.

Visando cumprir com suas atribuições, o CEA todos os anos organiza eventos em diferentes locais do Brasil reunindo clérigos e leigos que, juntos, têm a oportunidade de atualizar-se em temas atuais da teologia anglicana, bem como desfrutar de importantes momentos de partilha ministerial e vivência da espiritualidade. Nesse trabalho o centro dispõe de vários assessores e, sempre que possível, traz pessoas do exterior para colaborar com a formação teológica no Brasil.

SocialTwist Tell-a-Friend