• Matérias
  • Matérias
  • Matérias
  • Matérias
  • Matérias
  • Matérias
  • Matérias
  • Matérias
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Início

Bispos Anglicanos e seus Cônjuges contra a Fome e a Miséria

Em 24 de julho de 2008, a capital da Inglaterra assistiu a um mar de púrpura caminhando por algumas de suas ruas centrais com cartazes e faixas clamando aos líderes do mundo pela superação da pobreza. Foi o chamado London Day da Conferência de Lambeth. A caminhada, que durou aproximadamente uma hora e meia, contou com ampla cobertura de imprensa e representou um importante momento momento de unidade que a Igreja experimenta quando trata de uma agenda que afeta a todos. Conservadores e progressistas suspenderam suas discordâncias sobre alguns temas teológicos e éticos para enfrentar o verdadeiro e gravíssimo problema: a existência de fome e miséria no mundo!

A marcha passou defornte o Parlamento e chamou a atenção dos londrinos pelas medidas de segurança e alteração de tráfego muito gentilmente monitoradas pela polícia. Dos ônibus que trafegavam com turistas era possível ver as manifestações de apoio através de gritos e de acenos. Algo não muito comum no dia a dia do mundo de hoje: uma marcha de bispos em torno de questões politicamente relevantes.

Os bispos foram recebidos no Palácio de Lambeth pelo Arcebispo de Cantuária e tiveram um encontro com o Primeiro Ministro Gordon Brown. Neste encontro, que contou também com uma fala da representante anglicana na ONU, Sra. Helen Wangusa, discutiu-se a urgência de ações concretas por parte dos governos do mundo para alcançar os níveis propostos pela ONU no ano de 2015. Trata-se dos chamados Objetivos do Milênio que pretendem superar a pobreza e a exclusão econômica e social dos países pobres.

Pelo que se tem de concreto até agora, muitos dos objetivos não serão atingidos até a data proposta. A título de exemplo, as áreas de educação infantil e de mortalidade infantil ainda dependerão de investimentos e ações mais concretas para que sejam alcançadas em 2050.

SocialTwist Tell-a-Friend