SADD organiza Seminário sobre Igreja Segura

Entre os dias 17 e 19 de novembro, foi realizado o Seminário sobre Igreja Segura. A ação, que foi promovida pelo Serviço Anglicano de Diaconia e Desenvolvimento (SADD), reuniu, no Instituto Pio XI, capital paulista, pessoas que são contatos diocesanos e mais um representante de cada Diocese Anglicana (da IEAB), parte da CND, a coordenadora do Centro de Estudos Anglicanos (CEA), uma representante da UMEAB nacional, uma pessoa da coordenação das Juventudes da IEAB e um representante do GT Missão.
Na noite de sexta-feira (17/11), foi feita a apresentação, pelos contatos diocesanos, dos projetos sociais desenvolvidos pelas Dioceses e os projetos apoiados pelo SADD. As apresentações foram finalizadas com a degustação de doces de Pelotas-RS, confeccionados na oficina desenvolvida na Associação Amar, da Diocese Anglicana de Pelotas. A oficina tem como objetivo a capacitação para geração de renda (projeto que recebe apoio do SADD, através do Fundo de Pequenos Projetos). 
No sábado pela manhã (18/11), foi feito um breve histórico e contextualização sobre “Igreja Segura”, com o Sr. Marcel Pereira – membro da Comissão para Igreja Segura da Comunhão Anglicana. Após, foram apresentadas abordagens sobre alguns dos temas relacionados aos grupos de maior vulnerabilidade na Igreja e sociedade:
  • Racismo, com Revdo. Adriano Portela
  • Pessoas com Deficiência, com a Sra. Jacqueline Dutra
  • LGBTQIA+, com Revdo. Geraldo Magela
Segundo Marcel, “a IEAB está bastante adiantada nessa discussão, se comparada a outras Províncias da Comunhão”. Receber esse feedback dele é algo que nos deixa felizes!
À tarde, os participantes foram divididos em grupos para a discussão de novos temas: crianças, mulheres, idosos, povos originários. À noite, houve um momento de integração na Paróquia Anglicana Santa Cruz, oferecida pela Diocese Anglicana de São Paulo, e que contou com a presença do bispo Francisco César Fernandes Alves, lideranças clericais e leigas.
No domingo pela manhã (19/11), foram discutidas as diretrizes para a Igreja Segura, para a Província. Também foi feita a escolha da logo para Igreja Segura, que ainda será adequada pela Diocese Anglicana de Brasília, propositora da Logo. O Seminário foi concluído com a Celebração Eucarística presidida pela bispa Magda Guedes.
O objetivo da coordenação do SADD e GT Igreja Segura da Província, com esse Seminário, foi de construir conceitos e diretrizes que possam ser o mais fiel possível com a identidade da igreja brasileira em suas demandas. “Avalio que tivemos uma boa participação por parte do grupo e saímos com proposições legitimadas pela IEAB, através das representações diocesanas e de coordenações nacionais”, declarou a reverenda Dilce Paiva de Oliveira, coordenadora do SADD.

Depoimentos de quem participou

Reverendo Nilo Junior: “Acho que foi um momento muito importante. Há uma grande movimentação, tanto na Comunhão Anglicana, quanto na Igreja no Brasil, para caminharmos em direção a uma Igreja segura para todas as pessoas, para que nossos espaços se tornem cada vez mais seguros e acolhedores. Além de pensar em estratégias, esse também foi um momento de troca de experiência e confraternização.” 
Reverenda Elineide Ferreira: “Participar do Seminário sobre Igreja Segura foi uma experiência de renovação da perspectiva do servir com amor. Sempre é possível ter um olhar humanizado e seguro para todas as pessoas. O Seminário foi espaço  para pensar em ações, códigos de conduta e formas de preparar as pessoas a terem um olhar mais aguçado para as nuances das sutilezas das violência que geram vulnerabilidades.”
Reverendo Magela Neto: “O Seminário foi uma oportunidade de troca de experiência e de conhecimentos sobre temas que, muitas vezes, não fazem parte do nosso trabalho, mas que nos convida a um olhar mais atento, um olhar mais fraterno. Saímos fortalecidos e preparados para dar respostas mais pontuais em nossas Paróquias e Missões, multiplicando todo esse conhecimento para que sejamos uma Igreja para todas.”